Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Caminhos da Missão

O Vocare visto pela lente indígena

Ricardo Poquiviqui

 

Antes de começar a falar sobre o 2º Encontro do Vocare, realizado em Maringá, PR, em abril de 2016, não posso deixar de agradecer a Deus que nos proporcionou essa oportunidade de participar.

 

Em 2015, por meio do CONPLEI1 Jovem – movimento de jovens indígenas no Brasil --, foram disponibilizadas dez bolsas para a participação de alguns jovens indígenas Guarany-kaiowá, do Mato Grosso do Sul. Eles voltaram motivados e impactados com essa nova experiência. A inclusão de jovens indígenas logo no começo do movimento Vocare foi determinante para os próximos congressos e frutos na missão.

 

Entre as muitas novidades, novos amigos e irmãos, relacionamentos, mensagens, louvores, testemunhos, momentos de comunhão e oração, fomos enriquecidos pelo compartilhar de experiências individuais e pelas oportunidades de exposição de ministérios diversos para a vocação dos jovens, com informações gerais acerca da obra missionária no Brasil e seus desafios. Como foi bom ver que podemos andar lado a lado! Esses jovens não indígenas, quando assumirem cargos de liderança ou pastoreio em suas igrejas, saberão que existe uma necessidade específica a ser alcançada: os povos indígenas. Com as informações que receberam, quem sabe até poderão ser tocados a trabalhar com a evangelização dos indígenas, que na atualidade somam 122 povos sem o evangelho. Esse espaço dado ao CONPLEI Jovem foi de suma importância. O “impacto” ainda será grande, talvez não em curto prazo. Como visionários que lançam as sementes, vamos ainda colher muitos frutos, e frutos com qualidade. Queremos que, nos próximos encontros, mais jovens indígenas também possam participar e assim crescerem juntos. Todos são dotados da mesma capacidade -- o indígena e o não indígena. O que difere para eles, muitas vezes, são as “oportunidades”.

 

Também quero enfatizar o clima de harmonia entre todos, a efetiva manifestação da graça divina na organização e em toda programação. Foi bênção terem dado a palavra ao reverendo Henrique Terena, presidente do CONPLEI que, com a mesma gentileza, colocou à disposição dez inscrições sem custo para jovens que queiram ser voluntários no encontro do CONPLEI Nacional2, que vai acontecer de 12 a 16 de outubro de 2016.

Concluindo, o CONPLEI Jovem está pronto para caminhar com o Vocare, pois temos a mesma visão. Temos condições de reagir diante de tantos desafios, pois cremos que a integração do povo de Deus minimiza as barreiras, apressando assim o passo daqueles que levam a palavra de vida no cumprimento da ordem de Cristo. Que a igreja brasileira cumpra seu papel de expandir o reino de Deus até os confins da Terra. A Deus toda a glória, pelo que tem sido realizado e pelo que ele ainda fará por meio do movimento missionário brasileiro.

 

Notas:

1.Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas.

2.Todas as vagas foram preenchidas. Há uma fila de espera em caso de desistências.
 

 

Ricardo Poquiviqui, da etnia Terena, é pastor, presidente do CONPLEI Jovem e missionário consultor entre o povo Guarani Ñandeva e Kaiowá, MS. É casado com Flávia e pai de Renata.

 

Foto: Vocare 2016
Líderes indígenas Henrique Terena (à esquerda) e Ricardo Poquiviqui (à direita) participam do Vocare 2016


 

LEIA MAIS
Como foi o Vocare2016?

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.