Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Carta ao Leitor

Carta ao Leitor

A graça de Deus precisa sobressair às muitas espiritualidades de hoje

Na história do povo judeu e na história da igreja, não é impossível que os fiéis regridam na fé e retornem ao paganismo antigo. A condescendência de Salomão para com suas mulheres estrangeiras deu início a práticas pagãs em Israel. O culto a Astarote, a deusa fenícia e síria da lua, e ao deus Moloque, deus amonita cuja adoração envolvia o sacrifício de crianças, foi tomando conta tanto do reino de Israel como do reino de Judá. Não demorou muito para o povo construir altares para a adoração de falsos deuses no alto dos morros e debaixo de árvores frondosas. Entre os novos deuses estava o casal Aserá e Baal, deuses cananitas que exigiam um culto imoral. As práticas idólatras e pagãs eram tais que corromperam os reis, os sacerdotes e os profetas. Na época do rei Acabe (de 874 a 857 a.C.) e de sua esposa pagã, Jezabel, o governo apoiava incondicionalmente os 450 profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá e matava os profetas do Senhor.

Se essas histórias parecem inacreditáveis, mais inacreditável ainda é tomar conhecimento de que o hinduísmo, uma das mais antigas religiões do mundo e a mais politeísta de todas (com milhões de deuses), exerce hoje forte influência tanto no Oriente não cristão como no Ocidente cristão, por meio de suas muitas e modernas ramificações. A visita do redator (o Mineiro com Cara de Matuto) a São Thomé das Letras, MG, inspirou uma das mais longas matérias de capa da história de Ultimato. Uma descrição e reflexão sobre esse fenômeno religioso atual ocupa as páginas 21 a 34 da versão impressa.
Para ilustrar esse conteúdo, contamos com o apoio de fotógrafos que gentilmente cederam suas imagens – Matheus Loures (entrevistado na seção Altos Papos), e Richard Alvarez Carranza Filho. O artigo de Ricardo Barbosa, A fé cristã é sempre contracultural, enriquece o assunto.

No 700º aniversário de sua morte, o desconhecido Raimundo Lúlio, literato e missionário transcultural, é relembrado por Alderi Matos. Na seção “Arte e cultura”, você encontrará Dom Quixote, arte contemporânea, etnomusicologia -- a partir de um olhar cristão --, além das boas indicações de livros sobre liderança e de lançamentos musicais. Desde a edição de janeiro/fevereiro iniciamos a série Estudos Bíblicos Ultimato. São estudos preparados a partir de textos da revista e publicados no blog Estudos Bíblicos. Veja as indicações em “Mais na internet”, ao final das seções Abertura, O Caminho do Coração, Missão Integral e Ponto Final.

Boa leitura!

Elben e Klênia

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.