Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Capa

O fim do túnel em Isaías

“O povo que vive na escuridão verá uma forte luz” (Mt 4.16)

 

Você está perdido em um túnel frio, escuro e cheio de corredores para lá e para cá. Você não acerta o caminho. Fica com medo, fica aterrorizado, fica sufocado. Começa a tremer, começa a gritar, começa a apavorar-se. Uma pequena luz resolveria tudo. Mas ela não aparece. O corredor continua sombrio e você continua sem rumo. Parece que não há esperança. Você tenta mais uma vez. Dobra à esquerda, dobra à direita, volta para trás, olha para cima, olha para baixo. Nada dá certo. O tempo está passando. Já faz horas que você está neste vai e vem. Você se lembra e faz aquela oração que sua mãe lhe ensinou na infância: “Olho para os montes e pergunto: ‘De onde virá o meu socorro?’”. Você responde para a sua alma: “O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra”. Você acrescenta: “Que fez também as cavernas, os corredores e as galerias de um caminho debaixo da terra, bem como a luz que aponta para o fim do túnel”. Você tropeça e cai. Ao encostar o rosto no chão, você vê um rasto de claridade. Você se levanta e entra no corredor que parece levar até à luz. Dá certo. Minutos depois, você topa com a abertura do túnel, passa por ela e chega aonde você queria chegar!

Todo esse drama é lembrado aqui para mostrar-lhe onde está o fim de outro túnel, muito mais medonho do que o anterior. Você não se encontra numa caverna, mas no meio de uma escuridão fechada. A escuridão da alma: você não sabe de onde veio nem para onde vai. Mas sabe que, sem aviso prévio, a vida vai acabar como um pote de barro se despedaça quando a corda do poço se parte. E, então, seu corpo voltará inexoravelmente ao pó, de onde veio, e o seu espírito voltará para Deus, que o deu (Ec 12.6-7). Você não está preparado para morrer nem para se encontrar cara a cara com Deus. Você ainda carrega às costas o pesado fardo do pecado. Você tem sido indiferente a essas realidades. Mas, agora, você acorda para o fato de que está dentro de um túnel e quer ver a luz. Duas vontades iguais se unem: a sua vontade e a vontade de Deus.

 

A mando de Deus, o profeta Isaías vem ao seu encontro e lhe dá boas notícias:

“A aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar [...]. O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas.

O Senhor Todo-Poderoso acabará para sempre com a morte. Ele enxugará as lágrimas dos olhos de todos.

Naquele dia, todos dirão: Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele e ele nos salvou. Ele é o Senhor, e nós confiamos nele. Vamos cantar e nos alegrar porque ele nos socorreu” (Is 9.1-2; 25.8-9).

 

Há muitos túneis particulares, que variam de pessoa para pessoa. Em cada situação, Deus terá piedade de nós e nos mostrará onde está a saída do túnel. Quando Isaías fala sobre a “forte luz” que espanta as trevas, ele está se referindo a Jesus. É por isso que Mateus faz questão de transcrever a passagem em seu evangelho: “O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte” (Mt 4.16).

A morte não é o único túnel do ser humano. A incredulidade é um túnel, o sentimento de culpa é um túnel, a tristeza é um túnel, a rebelião contra Deus é um túnel, a autoavaliação equivocada é um túnel, o vício é um túnel, a dependência química é um túnel. Chega a hora em que todos querem enxergar a luz que aponta a abertura do túnel para se livrar da escuridão que parece interminável.

Jesus afirma até hoje: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12)!

 

LEIA MAIS
Depressão, ansiedade, tentação e culpa. Deus está de braços abertos para o aflito

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.