Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Conexões

Conexões

Por Lissânder Dias

 

Nas águas da Amazônia: educação, água limpa e missão

  

De um lado, o professor de ciências do 9º ano da Escola Municipal Luiz Gonzaga, Valter Pereira de Menezes. Do outro, a organização evangélica Asas de Socorro, que dá suporte a ações cristãs na região Norte. Na frente de todos: a realidade da falta de água limpa e saneamento da comunidade de Santo Antônio do Tracajá, em Parintins, AM. Como enfrentar este problema de saúde pública?

 

Valter e Asas se uniram no projeto Água Limpa para os Curumins. Valter aproveitou as aulas de ciências para ensinar os alunos a como montar fossas (a maior parte delas feita com bananeiras) e filtros bioativos (de areia e pedra). Asas, com o apoio de outra organização cristã, a Tearfund, ajudou no fornecimento e implementação de equipamentos.

 

Resultados: o projeto construiu e distribuiu oitocentos filtros bioativos e setenta fossas, a incidência de diarreia caiu drasticamente e o professor Valter foi um dos premiados do Educador Nota 10, projeto das Fundações Roberto Marinho e Victor Civita. A Asas -- com atuação maior -- já conseguiu beneficiar 2.400 pessoas de dezessete comunidades ribeirinhas com filtros e assistência técnica desde 2013.

 

O professor Valter diz que educação não se faz só com teoria, mas com prática. A ONG Asas de Socorro acredita que ajudar a população local a viver uma vida mais digna faz parte da sua missão dada por Deus. E os alunos? Eles aprenderam que podem mudar a própria realidade.

 

 

 

LEIA MAIS
Veja a entrevista com o Prof. Valter Menezes

 

 

Um comentário bíblico com alma latina
Imagina um livro escrito não somente por uma pessoa, mas por 160! Sim, é o caso do “Comentario Bíblico Contemporáneo”, uma publicação de peso que envolveu uma rede de editoras evangélicas e teólogos latino-americanos, liderados por René Padilla. O “Comentario” está sendo gestado desde 2007 e deve ser lançado neste semestre (por enquanto apenas em espanhol). O livro traz não apenas comentários de todos os livros da Bíblia, mas também 120 artigos contextuais sobre os mais diversos temas, como aborto, escravidão, divórcio etc. A brasileira Rosalee Velloso foi uma das editoras do projeto.

 

 

Movimento Lausanne vai reunir jovens cristãos de 150 países
De 3 a 10 de agosto de 2016, o Movimento Lausanne espera reunir mil jovens de 150 países, em Jacarta, capital da Indonésia, para o Encontro de Líderes Jovens de Lausanne (ELJ). O tema do ELJ é “Unidos na Grande História” e quer conectar a juventude global com a missão global. Cerca de quarenta brasileiros foram convidados. Como resultado deste encontro, Lausanne pretende lançar um projeto de acompanhamento destes jovens por dez anos. O ELJ já aconteceu em Cingapura (1987) e Malásia (2006).

 

 

A crise financeira atingiu as missões transculturais
A alta do dólar tem gerado uma crise de sustentabilidade para missionários brasileiros que moram fora do país. Como seus orçamentos são calculados com base na moeda americana, o desequilíbrio financeiro é evidente. Além disso, igrejas têm cortado ou diminuído o repasse para eles. Os missionários da SEPAL, por exemplo, perderam, em média, 50% de seus recursos. O grande temor é a volta prematura do campo. A Associação de Missões Transculturais Brasileiras lançou uma
campanha de oração, pedindo intercessão para que as igrejas mantenham suas contribuições, para que mais igrejas apoiem e para que igrejas socorram casos mais graves.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.