Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — --

Arte para todos

Klênia Fassoni

Arte inspirando arte


Caminhos, uma casinha no campo, animais, um casal que dança muito próximo, talvez um monstro assustador, uma montanha da qual o sol desponta, uma garotinha em meio a um jardim com suas flores e seus animais, outra garota no fim de um túnel e à frente imagens que lhe indicam esperança. São mais de vinte figuras lindíssimas, com muitas cores e delicadeza, reunidas em calendários de parede.


Mia, Evita, Adrija, Rūta, Henrijs, Daniils e Toms são os nomes de alguns dos artistas, que têm entre 4 e 18 anos. Eles são alunos da Escola Livre de Waldorf em Adazu, na Letônia.

 

A técnica usada nas obras é a de pintura em seda. Antes de criarem, os alunos são inspirados por algum tema. Em 2014 foram contos e lendas infantis de escritores famosos da Letônia. Em 2015 os alunos ouviram uma orquestra de kokles, antigo instrumento leto feito de madeira, semelhante à harpa de mesa. A Orquestra Folclórica do Futuro executou as músicas do álbum “A Antártica Degela” (Albums Antarktīkas Kūst).

 

Quem está à frente desse trabalho é Edite Treija, artista plástica e desenhista de moda, que é luterana e trabalha como professora nessa escola de artes.

 

Este material chegou até Ultimato por meio de Elaine Behrsin [as páginas 3, 6, 31 desta edição receberam ilustrações desses calendários]. Elaine e seu esposo, Hans, são missionários da Junta de Missões Mundiais (JMM), enviados pelos batistas brasileiros em 2006 para a Letônia. O pai de Hans nasceu na Letônia e a mãe nasceu em Varpa, colônia leta, no município de Tupã, interior de São Paulo. Hoje Elaine também possui cidadania leta. O ministério do casal -- ajudar igrejas, famílias carentes, pessoas solitárias, mães solteiras e pessoas com necessidades especiais, bem como o trabalho de fortalecimento e integração dos líderes locais dos três países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) -- tem sido marcado pela amizade e relacionamentos.

 

Klênia Fassoni é diretora geral da Editora Ultimato.

 

LEIA MAIS

Veja todos os desenhos

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.