Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Capa — Todo Mundo É Tão Humano Quanto Todo Mundo

Nesta matéria:

Todo mundo precisa saber que é tão humano quanto todo mundo

O ponto de partida está na carta que Tiago, o servo do Senhor, dirige a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro, nos primórdios da igreja cristã. Quase no final da epístola, Tiago lembra que “o profeta Elias era um ser humano como nós” (Tg 5.17, NTLH). Em outras versões, diz-se que Elias era “homem semelhante a nós” (RA), “uma pessoa frágil como nós” (KJ), “um homem fraco como nós” (EP), “um homem pobre como nós” (EPC), “um homem de natureza semelhante à nossa” (TR) ou “um homem da mesma condição que nós” (AS21).

 

Tiago quer que saibamos que Elias não era Deus, não era anjo, não era santo, não era perfeito, não era infalível, não era super-homem, não era imortal, não era especial, não era algo como “o homem do ano”. Ao contrário, o profeta era de carne e osso, como se diz.

 

Essa conhecida e preciosa declaração do servo do Senhor coloca toda a humanidade de ontem e hoje no mesmo nível, no mesmo baú -- somos todos humanos. A começar com o próprio Tiago, com os leitores imediatos e os leitores tardios de sua carta e com os não leitores. Ninguém está fora: todo mundo é tão humano quanto todo mundo. Todos, menos o homem Jesus Cristo.

 

Na madrugada da Sexta-Feira da Paixão e na casa do sumo sacerdote, Pedro negou o Senhor três vezes. Ele passou por essa vergonha simplesmente porque se esqueceu de que era tão humano quanto todos os outros apóstolos. Depois de Jesus declarar aos discípulos, algumas horas antes, ainda no cenáculo, que todos eles iriam fugir e abandoná-lo, Pedro respondeu imediatamente: “Eu nunca abandonarei o Senhor, mesmo que todos o abandonem” (Mt 26.31-33). O apóstolo pressupôs que os outros, e não ele, seriam tão humanos quanto todo mundo. Daí os três “não o conheço” do formidável Pedro.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.