Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Meio Ambiente e Fé Cristã

Quem ama o Criador cuida da criação

Bebeto Araújo

Em Cristo os seres humanos tornam-se aptos não só a cultivar a comunhão com o Criador, mas também com os seus semelhantes e com a criação da qual fazem parte e que, ainda que venha sendo atingida pelo nosso “domínio destrutivo”, continua sendo boa e bela e um dia será plenamente restaurada.

A nossa teoria sobre “mordomia ambiental” anda muito descolada da prática. O nível de engajamento de cristãos e igrejas em causas relacionadas ao cuidado com a criação ainda é muito baixo. Se a missão da Igreja deriva da missão de Deus, ela deveria incluir a criação toda.

Que tal, na próxima vez em que você se sentar à mesa, diante de alimentos frescos e saudáveis, falar para Deus -- à luz do Salmo 116.12: “Senhor, obrigado pelo fruto da terra que chega à nossa mesa. O que podemos fazer para tê-los sempre em nossa casa e para que possamos também partilhar com outros?”. Quanto mais gratos, mas livres estaremos para o serviço e para a missão.

Um erro muito comum é deixarmos de fazer algo de bom para as pessoas e para o meio ambiente, por acharmos que aquilo é pouco ou pequeno diante de uma problemática mais complexa. Parece até que nos esquecemos do que Tiago diz em sua carta: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (4.17). Pois bem, acreditando que por meio de atitudes simples podemos contribuir com o cuidado da criação e que educação se faz com ação e não apenas com “falação”, um grupo de cristãos, membros de igrejas locais em Curitiba e região, ligados à Rede Evangélica Paranaense de Ação Social, resolveu agir!

Considerando que todos os dias cerca de 200 mil toneladas de lixo são coletadas nas casas dos brasileiros -- mais da metade é resíduo orgânico que segue para os aterros sanitários ou se espalha pelos lixões ainda existentes no país --, este pequeno grupo de cristãos pensou que igrejas poderiam ser agentes replicadores de boas práticas nas áreas de compostagem e cultivo de hortaliças sem agrotóxicos em pequenos espaços. A ação consiste em transformar resíduos como cascas, talos, folhas, restos de frutas e verduras descartados de nossas casas e igrejas em adubo que servirá como base para o cultivo de verduras, hortaliças e chás para o consumo familiar e comunitário.

Nasceu assim o projeto Semeando em Terra Boa, uma ação simples, que pode transformar “cantinhos ociosos” nas igrejas em jardins de alimentos. A produção pode ser partilhada com membros e vizinhos, servindo de inspiração para a comunidade. Um dia, quem sabe, brota uma rede de igrejas que tem o que “falar” e o que “mostrar” em matéria de gestão responsável de resíduos orgânicos e agricultura urbana.

A iniciativa está na fase de projeto piloto em duas igrejas, uma em Curitiba e outra em Colombo. Novas conexões já estão acontecendo com vizinhos -- gente que nunca se aproximou do “templo” se aproximou do “quintal” para saber “que história é essa de igreja transformar lixo em adubo para fazer horta...”.

A terra é boa e a semente está plantada! Como “realistas esperançosos” queremos ver cada vez mais comunidades de fé neste país desenvolvendo ações práticas de cuidado com as pessoas e com o meio ambiente -- isso dará coerência ao nosso discurso de que a terra e os que nela habitam pertencem ao Senhor e são alvos do seu amor e da sua redenção.


• Bebeto Araújo é engenheiro florestal, pastor-missionário na Igreja da Vinha em Itaperuçu, PR, e diretor da Missão Aliança Noruega.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.