Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — --

Vamos ler! - É Preciso Saber Envelhecer

É Preciso Saber Envelhecer
Paul Tournier
280 páginas
Ultimato, 2014

Envelhecer com significado não é uma tarefa fácil, mas pode ser aprendida com este livro de Paul Tournier. Aposentar-se desejando só lazer e liberdade, sem mais trabalhar, parece não preencher o vazio desse período da vida. Porém, quando devo iniciar essa transição? Segundo Tournier, o mais cedo possível, gradativamente. Portanto, este não é um livro só para velhos, mas para todos que querem preparar-se para uma velhice com saúde e satisfação, servindo ao próximo, à sociedade e, especialmente, ao Senhor.

Entre muitos outros conceitos, dois se destacam em É Preciso Saber Envelhecer: segunda carreira e aceitação. Será que posso desenvolver uma segunda carreira “profissional”? Qual é o objetivo maior dessa segunda carreira? Quais são as suas características? O livro nos instiga a pensar sobre a preparação para essa outra carreira, que pode durar uma ou duas décadas. E o conceito de aceitação? Que aspectos da vida exigirão a minha autoaceitação? Afinal, várias transições podem acontecer: da saúde à debilidade e à morte; da casa cheia à solidão e, talvez, à viuvez; das realizações profissionais e do reconhecimento público à insignificância. Além disso, como será a aceitação mútua entre mim e as pessoas ao meu redor? Como elas vão me enxergar e lidar comigo -- e eu, com elas --, se ainda for lúcido?

Como sempre, os escritos de Paul Tournier não dão conselhos prontos, mas nos convidam à identificação por meio de casos narrados, vividos e observados por ele. Cabe a nós refletir e fazer a própria terapia! Convido os leitores a aprender a envelhecer com o autor e uns com os outros, juntos, em grupos de reflexão.

Por Cheng e Wen Lin


Fragilidade e Força
Mulheres no ministério cristão
Barbara Lamp (Org.)

238 páginas
Betel Publicações, 2009

Com o aumento do número de missionárias e pastoras no Brasil, este livro vem preencher uma lacuna de troca de experiências muito necessária para nós mulheres. Sua intenção é encorajar o surgimento de pequenos grupos de mulheres que se pastoreiem mutuamente. As autoras procedem de diversas denominações e de vários tipos de trabalho. O livro trata de dons e ministérios, espiritualidade, vida pessoal e familiar, equilíbrio emocional e nossos conflitos.

Alguns dos capítulos de que gostei muito são: “Convicções e dilemas de uma pastora”, de Zenilda Cintra, que trata do tema, muitas vezes considerado espinhoso, de mulheres pastoras; “Brasileiras no ministério cristão -- 100 anos atrás”, de Joyce Every-Clayton, um texto histórico; “Orando pela família”, de Dora Bomilcar, que conta o início do Desperta Débora, movimento de oração de mães pelos filhos e jovens; e “O ministério longe da pátria”, de Rossana Lidório, que narra um pouco de sua experiência como missionária em Gana. No final do livro, há uma lista de outras obras das autoras, útil para aquelas que desejarem se aprofundar.

Recomendo também a última parte do livro -- a todas que quiserem começar um grupo próprio e também àquelas que estiverem envolvidas no cuidado de missionários --, por suas sugestões para prestação de contas, além de pequenos testes avaliativos do nível de estresse. Não deixem de ler também “Equilíbrio: segredo de vida plena, produtiva e saudável”, de Sílvia Rodrigues.

Que nós, mulheres chamadas por Deus para atuar no ministério, possamos por meio deste livro ser renovadas e incentivadas em nossa caminhada.

Por Marta Carriker

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.