Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Missão integral

Missão integral: de volta para o futuro

René Padilla

A revista “Time” descreveu o Congresso de Lausanne de 1974 como “um fórum formidável, possivelmente a reunião mais global jamais realizada pelos cristãos”. O que o jornalista que escreveu estas linhas provavelmente tinha em mente foi que o congresso tinha reunido 2.743 “participantes”, cerca de mil observadores de 150 países e 135 denominações protestantes.

Mais importante que isso, no entanto, foi o impacto do congresso em todo o mundo. Nas palavras do evangelista Leighton Ford, “se houve um momento da história em que os evangélicos se colocaram em dia com seu tempo, seguramente este momento deve ter sido em julho de 1974. Lausanne explodiu como uma bomba. Foi um despertar para todos os que participaram e para milhares de cristãos em muitos países que leram sobre o acontecimento”.

Quase todos os capítulos da nova edição ampliada de “Missão Integral -- o reino de Deus e a igreja”, exceto o primeiro, foram escritos ao longo da década de 70 e refletem minha participação em vários encontros, começando pelo Congresso Internacional de Evangelização Mundial realizado em Lausanne, Suíça, de 16 a 25 de julho de 1974 (Lausanne 1).

O primeiro capítulo, “De Lausanne 1 a Lausanne 3 -- A Fraternidade Teológica Latino-americana e a missão integral”, foi escrito às vésperas do 3º Congresso Internacional de Evangelização Mundial (Lausanne 3). Foi publicado originalmente em inglês, na segunda edição de “Mission Between the Times”, lançado durante Lausanne 3, na Cidade do Cabo, África do Sul, em outubro de 2010. Nas edições em espanhol e agora em português, apresenta pequenas mudanças editoriais que refletem um momento posterior ao congresso. Sua leitura oferece um rico pano de fundo de vários ensaios que o seguiram e que se relacionam de alguma maneira com o Movimento de Lausanne.
“Missão Integral -- o reino de Deus e a igreja” reflete também o diálogo teológico que é realizado em círculos evangélicos em âmbito internacional ao longo dos anos. Com efeito, duvido muito que ele tivesse sido escrito se não fossem os responsáveis por promover este diálogo, especialmente John Stott e Ronald Sider, que amavelmente me incluíram no mesmo.

Em seu prólogo para “The New Face of Evangelicalism”, John Stott diz que, na sua opinião, o rosto do movimento evangélico apresentado em Lausanne era o mesmo rosto de antes, mas com uma expressão diferente. “O velho rosto -- conclui -- agora tem uma nova sobriedade, mas está iluminado por uma alegre confiança em Deus e está voltado, de uma maneira renovada, para a agonia e a necessidade do mundo contemporâneo”.
Desde o Congresso de Lausanne de 1974, tenho me considerado uma testemunha altamente privilegiada do que o Espírito de Deus vem fazendo para dar ao seu povo um sentido renovado do que é missão integral. Se Missão Integral contribuir de uma maneira muito modesta para que o movimento evangélico volte o rosto para um mundo sofredor, louvado seja Deus!

Nota
Retirado do prefácio da edição ampliada de “Missão Integral -- o reino de Deus e a igreja” (Editora Ultimato, no prelo).

C. René Padilla é fundador e presidente da Rede Miqueias, e membro-fundador da Fraternidade Teológica Latino-Americana e da Fundação Kairós. É autor de O Que É Missão Integral?. Acompanhe seu blog pessoal.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.