SUMÁRIO
Edição 348
Maio-Junho 2014
RESTAURAÇÃO de pessoas, da criação, da igreja, da história
Esta edição está disponível gratuitamente para todos os leitores do portal Ultimato.
ASSINE AQUI.
Colunas — Meio ambiente e fé cristã
Maio-Junho 2014
- Visualizações: 749
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
Ser parte e ser todo

Muitas vezes a engenharia humana desabou, foi arrastada por forças de águas torrenciais ou ruiu pelo lento trabalho da umidade, da ferrugem, do trabalho imperceptível do solo. Muitas vezes vidas foram perdidas em uma tragédia repentina ou numa tragédia que foi sendo sedimentada ao longo dos dias pela imprevidência, pela arrogância, pela incompatibilidade das intervenções com os terrenos em que elas se assentaram.
Somos seres relacionados e, se perdemos de vista que estamos relacionados, nos alienamos do que somos e daquilo de que fomos encarregados. Nosso estilo de vida mudou ao longo dos séculos, nos perdemos da nossa origem e não estamos conseguindo voltar a ela de uma forma adequada ao nosso atual estágio civilizatório, nem estamos conseguindo criar uma nova e atual forma de continuar identificados com a nossa origem e cumprir a nossa missão no sistema da vida no planeta. Em vez de lavrar e cuidar do jardim (Gn 2.15), temos espalhado abandono e morte nas águas, no solo, no ar, no clima e permitido o sofrimento dos mais pobres, simbolizados em tantas passagens bíblicas pelo órfão e a viúva, porque a eles têm sido reservados os piores lugares para viver.
Temos nos colocado como referência máxima para a escala de valores éticos, para o atendimento de interesses, para orientar a missão da Igreja. Porém a Palavra de Deus mostra que há um reconhecimento do pertencimento da natureza a Deus (Sl 24.1) e uma relação de adoração entre a criação e Deus, não mediada pelo ser humano (Sl 150.6). Ou seja, a natureza tem um valor próprio, um funcionamento ecossistêmico independente do gênio humano, um valor intrínseco que não temos levado em conta em nosso estilo de vida. O ser humano cultiva um estilo que gasta, dissolutamente, os recursos de milhares de anos pelo lucro de apenas algumas décadas -- recursos não renováveis -- sem se preocupar com o dia em que, quando menos esperar, receberá da parte de seu Senhor um severo pedido de prestação de contas de sua desleixada mordomia. Como nos ensina pacientemente o Mestre em suas pedagógicas parábolas, poderemos ser desqualificados para o cuidado das verdadeiras e eternas riquezas devido a nossa inadequada forma de lidar com as que são passageiras (Lc 16.11). Afinal, não podemos jamais esquecer que também somos parte desse todo que nos tem. Como também nos ensina Romanos 11.36, dele, por ele, para ele são todas as coisas.
• Marina Silva é professora de história e ex-senadora pelo PV-AC.
Maio-Junho 2014
- Visualizações: 749
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Coleções Encadernadas
+ lidos
- Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos, edição 315
- A resistência de Jó frente à dor e ao sofrimento, edição 308
- Divórcio e novo casamento - um estudo bíblico inicial, edição 294
- O gadareno teria sido o primeiro missionário na Jordânia?, edição 325
- A vida de oração de Jesus, edição 336
- Raízes históricas da teologia da prosperidade, edição 313
- Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus, edição 331
- Os malakoi (homossexuais passivos) e os arsenokoitai (homossexuais ativos), edição 296
- Um retrato da juventude evangélica -- crenças, valores, atitudes e sonhos, edição 326
- O formidável "consolo" dos amigos de Jó e de Eliú, o jovem, edição 308