Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Novos acordes

Novos acordes

Carlinhos Veiga

Cânticos de Romagem para os dias de hoje
Os Cânticos de Romagem, Cânticos dos Degraus ou Cânticos de Peregrinação são aqueles quinze salmos que formam um grupo entre os capítulos 120 e 134. Os peregrinos de Israel iam a Jerusalém algumas vezes por ano para a celebração das festas solenes. Enquanto seguiam nos ruidosos e coloridos ajuntamentos, esses salmos eram cantados. Se lermos atentamente, veremos que eles nos mostram uma sequência da viagem: a saída das terras distantes (120.5-6), a convocação (122.11), os perigos das estradas (121.1), o cuidado de Deus pelo seu povo (125.1-2), a chegada (122.2-4; 133) e a bênção da despedida (134). Poderíamos dizer que os Cânticos de Peregrinação são uma metáfora para a vida cristã -- somos peregrinos, rumo à Jerusalém Celestial!

A Igreja Presbiteriana do Lago Norte, em Brasília, a partir dessa imagem, lançou no final de 2013 o CD “Canções da Estrada”. São, ao todo, treze músicas compostas por membros da igreja ou pessoas ligadas a ela. Boa parte das canções são o reflexo das pregações ou respostas da igreja aos desafios de Deus para a comunidade. Canções que surgiram na caminhada cristã, na estrada.

A direção geral é de Janice Gennari e a produção musical e arranjos, de Felipe Viegas e Leo Barbosa. O técnico de gravação Thiago Pinheiro deu um toque especial na captação dos instrumentos acústicos, bem como na “mix” e “máster”. O CD traz as cifras das canções no encarte. O objetivo desse CD é servir às igrejas do nosso país, que andam carentes de música de adoração com ritmos e poesias mais brasileiros. Os interessados em adquiri-lo devem escrever para iplagonorte@gmail.com.

“Um minuto de silêncio” (DVD -- no estúdio) - Tiago Vianna
Em 2011, Tiago Vianna lançou o seu terceiro álbum, “Um minuto de silêncio”, com produção de Maurício Caruso. Brindou-nos com um CD trazendo temáticas interessantes, inteligentes, não convencionais entre os artistas cristãos. Chegamos a comentá-lo nessa coluna. No entanto, o que era CD virou um DVD. O repertório é o mesmo do álbum, executado na íntegra e competentemente pelos músicos participantes. As filmagens foram feitas nos estúdios da Faculdade de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), no Estado de São Paulo. Uma equipe de dezoito alunos foi coordenada pelo professor Fabiano Pereira, que produziu e supervisionou cada etapa das gravações. A produtora Toca de Barro foi a responsável pela roteirização e finalização do material colhido. As músicas são intercaladas com depoimentos de parceiros musicais de Tiago, revelando nuances interessantes sobre as canções e os relacionamentos. É um trabalho que merece ser visto. Para mais informações, acesse o site.

“O tempo e depois” - Marcio Tunala
Para quem gosta de viola caipira, trago boas notícias. Mais um violeiro lança um CD ao som das dez cordas. Dessa vez é o fluminense de Itaguaí Marcio Tunala. Além de músico, ele é escritor e pastor em Curitiba, realizando um trabalho significativo de evangelismo e ação social com menores infratores na capital paranaense. “O tempo e depois” é um trabalho embalado pela nostalgia, que nos conduz aos tempos de outrora, quer pelas belas poesias de Marcio, quer pelos hinos que formam um “pot-pourri”1 de boas recordações (“Divino Companheiro”, “Tocou-me”, entre outros). A produção é de Reinaldo Sniker Junior, que dividiu os arranjos com Tunala. A viola está praticamente em todas as faixas, acompanhada por acordeons, violinos, violoncelos, harmônicas e percussão. Destaque para a canção “Violino”, feita em homenagem ao pai do artista, Roosevelt Tunala, “o mais apaixonado violinista” que o violeiro conheceu. Para adquirir o CD, entre em contato pelo marcio.tunala@facebook.com.

Nota
1. Expressão da língua francesa que significa, entre outras coisas, uma faixa composta por trechos de várias músicas.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.