Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Capa

Quem vai atirar a primeira pedra?

 Por ter publicado no jornal “O Lutador” o artigo “Não façais da religião um mercado”, Dom Redovino Rizzardo, bispo de Dourados, MS, recebeu uma carta contestatária e malcriada. Entre outras coisas, o missivista perguntou: “Quem é a igreja para falar sobre comércio? Lembra das indulgências e do período das inquisições, onde [sic.] os pobres eram obrigados a aceitar o cristianismo sob pena de serem mortos? [...] Devolva as riquezas saqueadas mundo afora pela igreja!”.

O bispo católico não jogou a carta do leitor indignado na cesta de papéis nem negou as acusações. Além de publicá-la no mesmo jornal, fez uma confissão coletiva:

“Na verdade, se nos prendêssemos aos erros do passado, seriam poucas as pessoas, instituições e nações a quem se poderia conceder a palavra! Não a teriam os portugueses e os espanhóis, pela violência cometida contra os autóctones da América Latina. Nem a teriam os índios, pelo canibalismo praticado contra os inimigos e pela multidão de crianças sacrificadas aos deuses ou por terem nascido defeituosas”.

Nessa confusão, Dom Redovino incluiu muitos outros culpados: os brasileiros pelo morticínio perpetrado contra os paraguaios, os turcos pelo genocídio do povo armênio, os alemães pelo silêncio que guardaram durante a Segunda Guerra Mundial, os bandeirantes pelas dezenas de milhares de índios escravizados etc.

Para não ser injusto, o bispo acrescentou: “Se forem multidão os cristãos que erraram no passado -- e continuam errando --, são também multidão os que dedicaram -- e continuam se dedicando -- à promoção da cultura, da justiça, da fraternidade e à defesa da dignidade humana”.

Em última instância, o único ao qual se pode dar a palavra é aquele que declarou aos acusadores da mulher adúltera: “Quem estiver sem pecado, jogue a primeira pedra” (Jo 8.7).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.