Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Capa

Da carroça de 30 quilômetros por hora à nave espacial de 28 mil quilômetros por hora

Gustavo Veríssimo

O feito mais notável do ser humano em todos os tempos foi a ida à Lua. Embora de 1969 para cá ele tenha realizado 114 viagens com os ônibus espaciais da NASA e levado 703 astronautas ao espaço, a façanha mesmo aconteceu em 20 de julho de 1969, com a missão Apollo 11, quando os americanos obtiveram sucesso na missão de levar três astronautas a pousarem na Lua e retornarem a salvo. Se pensarmos que naquela época não havia calculadora, os computadores eram muito mais toscos do que os que temos hoje, essa foi, de fato, uma grande façanha que ficou expressa e registrada na fala de Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pousar na Lua: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”.
 
O Projeto Apollo envolveu um fantástico esforço de 20 bilhões de dólares, 20 mil companhias que fabricaram componentes e peças, e 300 mil trabalhadores. Depois da Apollo 11, outras seis missões Apollo foram lançadas, sendo que cinco delas pousaram na Lua (no total, doze astronautas caminharam na Lua).
 
Outro dado interessante é que o ônibus espacial orbitava a Terra a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora. O homem adentrou o século 20 se deslocando a uma velocidade máxima de 30 quilômetros por hora numa carroça puxada por cavalos, e fechou o século se deslocando a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora numa nave espacial. Esse é um dado que aponta para o inusitado avanço científico experimentado pela raça humana apenas no século 20, cumprindo a profecia do anjo a Daniel (Dn 12.4) de que nos últimos tempos a ciência se multiplicaria e as pessoas correriam de um lado para outro.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.