Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — --

Bento XVI quer uma igreja despojada de sua riqueza terrena e de seu poder político

Por ocasião de sua viagem à Alemanha, a terra da Reforma, em setembro deste ano, o papa Bento XVI, de 84 anos, acenou para uma forte renovação do cristianismo. Alguns de seus pronunciamentos foram feitos em Erfurt, cidade onde Martinho Lutero, aos 23 anos, trocou a universidade -- onde fazia o curso de direito -- pelo convento (2 de julho de 1505) e onde foi ordenado sacerdote (3 de abril de 1507). Entre outras coisas, o papa disse:
 
-- Nos últimos tempos a geografia do cristianismo mudou profundamente e continua mudando.
 
-- O cristianismo de hoje é] de escassa densidade institucional, com pouca bagagem racional, menos ainda dogmática, e pouca estabilidade.
 
-- Vivemos em um tempo em que se tornaram incertos os critérios de ser homem. A ética foi substituída pelos cálculos das consequências.
 
Os motivos de abandono da igreja são múltiplos, no contexto do secularismo da nossa sociedade. Em geral, estes abandonos são o último passo de um longo trajeto de afastamento da igreja. [Para compreender, é necessário que os fiéis respondam a estas perguntas:] Porque estou na igreja? Estou na igreja como em uma associação esportiva, uma associação cultural etc., na qual encontro respostas para os meus interesses e, se não for assim, vou embora? Ou estar na igreja é algo mais profundo? É importante reconhecer que estar na igreja não quer dizer fazer parte de uma associação, mas estar na rede do Senhor, que pesca peixes bons e maus das águas da morte, para levá-los às terras da vida.
 
-- A igreja deve de novo separar-se de tudo que é mundano.
 
-- Liberada de seu peso material e político, a igreja dedica-se melhor e de maneira verdadeiramente cristã ao mundo inteiro, pode novamente viver de maneira mais livre sua chamada ao ministério da adoração a Deus e ao serviço do próximo.
 
-- A igreja tem que se abrir ao mundo, não para obter a adesão dos homens em busca de poder, e sim para conduzi-los a Deus.
 
Fonte: “Zenit” e movimento “También somos iglesia” (Chile)

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.