Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — --

Alfredo Borges Teixeira em 1943

Em seu livro “Meditações Cristãs”, publicado há 68 anos, Alfredo Borges Teixeira, que foi professor do Seminário Teológico da Igreja Presbiteriana Independente, escreve coisas surpreendentemente atuais, como se pode ver logo abaixo. O livro é uma versão devocional de sua “Dogmática Evangélica”, o primeiro compêndio de teologia escrito por um autor brasileiro.

De igreja em igreja
Quando os cristãos se apoiarem na igreja invisível, no lugar da igreja visível, tornar-se-á desnecessário “o expediente improfícuo de se mudarem os crentes de uma igreja para outra em busca de perfeições que não encontram na sua. Em vez disso, sabendo que as imperfeições são inevitáveis no cristianismo organizado, serão levados antes a reconhecer e combater seus próprios defeitos e, em vez de se afastarem dos irmãos faltosos, ajudá-los fraternalmente a corrigirem-se”.

O pastor piedoso e o pastor vaidoso
“Quando o pastor é piedoso, humilde e consagrado e, agindo com simplicidade e modéstia, busca unicamente a glória de Cristo e o bem das almas confiadas aos seus cuidados, o seu trabalho resulta nas virtudes religiosas e morais do rebanho, que são coisas preciosas e imperecíveis [ouro, prata e pedras preciosas], porém se o ministro, embora pregando a Cristo, é vaidoso e busca também a própria glória, ainda que reúna em torno da sua eloquência grandes auditórios e, conseguindo vastos recursos financeiros, possa realizar, na estrutura social da igreja, obras que o façam famoso -- tais obras de natureza secular, e sem real consagração ao Senhor -- são o material combustível da figura apostólica [madeira, feno e palha]”.

(Comentário de Alfredo Borges do trecho de 1 Coríntios 3.10-15)

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.