Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Notícias

Rússia é o país da Europa que mais acredita em Deus
Um levantamento realizado em abril pelo “Public Opinion Fund” (Fundo de Opinião Pública) constatou que 82% dos russos se dizem cristãos, enquanto apenas 13% afirma não acreditar em nenhuma divindade. Este resultado torna a Rússia o país europeu que mais crê em Deus, duas décadas após o colapso do regime soviético ateu.

Porém, segundo a pesquisa, 50% dos russos pertencem à Igreja Ortodoxa Russa, enquanto 27% deles não fazem parte de nenhuma instituição de fé organizada. Entre os jovens de idade entre 18 e 24 anos, o número de cristãos não filiados é de 34%.

“Seria mais correto descrever a Rússia como um país de crentes, mas não um país de pessoas religiosas”, diz Mikhail Tarusin, chefe do departamento de sociologia do Instituto de Projetos Públicos, em Moscou. “Nós fomos um Estado oficialmente ateu por 74 anos, e levaremos algum tempo para nos recuperar disso. Acho que a porcentagem de pessoas realmente religiosas não passa de 20%”, afirma Tarusin.

Milhares de evangélicos em protesto contra a exploração sexual infantil
Milhares de evangélicos foram às ruas para participar das “Marchas contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” realizadas em doze cidades brasileiras. Em dez delas a manifestação ocorreu exatamente no dia 18 de maio, o dia nacional de combate ao problema. Os manifestantes se reuniram em praças, percorreram ruas, visitaram a câmara municipal, fizeram manifestações culturais, oraram, se uniram a outras organizações e prefeituras e divulgaram o Disque Denúncia 100, para casos de abuso e violência sexual de crianças. A mídia nacional repercutiu bem as manifestações. Pelo menos nove matérias e entrevistas foram veiculadas em canais de televisão.

Somadas todas as manifestações, inclusive as realizadas em conjunto com prefeituras e organizações não-governamentais, cerca de 97 mil pessoas (entre evangélicos e não-evangélicos) participaram das marchas e passeatas. As cidades que aderiram ao movimento foram: São Paulo, SP, Manaus, AM, Curitiba, PR, Londrina, PR, Fortaleza, CE, Recife, PE, Belo Horizonte, MG e Cuiabá, MT.

A manifestação faz parte da Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, liderada pela Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS). A rede chama a atenção da população para o risco de intensificação do problema com a chegada da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 2014. “Estamos nesta mobilização há nove meses. Estou grata a Deus e a todos que participaram. Valeu o esforço pelas crianças! Valeu o esforço pelo reino de Deus! Nós vencemos!”, diz Débora Fahur, uma das coordenadoras da RENAS.

O que os missionários fazem nas férias?
Cerca de cinquenta missionários transculturais se reuniram para a 6ª consulta do Cuidado Integral do Missionário, realizada entre 13 e 15 de maio, em Assis, SP. O objetivo foi discutir a qualidade do tempo gasto durante o período de licença, quando retornam temporariamente à terra natal. É comum ouvir a reclamação de que os missionários não têm muito tempo para descansar e cuidar da saúde porque precisam divulgar o trabalho realizado em igrejas e para mantenedores. “Ter momentos de refrigério, estar com familiares e amigos, ir ao culto somente para participar -- louvar a Deus, desfrutar da comunhão dos irmãos e ouvir a Palavra -- são atividades importantíssimas para que o missionário e sua família ‘recarreguem as baterias’ antes de voltar ao campo”, diz Renata, missionária no Senegal.

Na consulta, os participantes definiram um termo que explica melhor o tempo de retorno ao país de origem do missionário: Licença para Atualização e Renovo (LAR). Eles acreditam que com este termo será mais fácil comunicar às igrejas e agências como o missionário pode gastar seu tempo em casa.

A consulta foi promovida pelo Cuidado Integral ao Missionário (CIM), um departamento da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB).

No dia da sua morte, David Wilkerson diz que não há acidentes
Davi Wilkerson, pastor norte-americano, fundador do mundialmente conhecido ministério de recuperação de dependentes químicos “Desafio Jovem” e autor de um dos livros evangélicos mais populares, “A Cruz e o Punhal”, morreu em um acidente de carro no dia 27 de abril, no Texas, Estados Unidos. Enquanto tentava fazer uma ultrapassagem, teve seu veículo atingido por uma carreta que vinha na direção oposta. Wilkerson tinha 79 anos. Sua esposa, Gwen, também estava no carro, mas passa bem.

A pastoral de Wilkerson, publicada em seu site oficial, no dia da sua morte, consola todos os que “passam pelo vale da sombra da morte”. Imaginando a voz de Deus aos que sofrem, Wilkerson escreveu: “O pranto durará algumas negras e terríveis noites, mas no meio dessa escuridão logo se ouvirá o sussurro do Pai: ‘Eu estou contigo. Verás que tudo era parte do meu plano. Não foi um acidente. Deixe que eu lhe abrace nessa hora de dor’”.

Em mensagem publicada dois dias após a morte de David, seu filho Gary afirmou: “A última missão do meu pai na terra foi defender os mais pobres entre os pobres. Ele fundou o projeto “Please Pass the Bread” (Por Favor, Dê-me Pão), que está salvando milhares de crianças por meio de 56 programas em oito países. Se meu pai tivesse vivo hoje, ele nos convidaria a entregar a nossa vida a Jesus, a amar a Deus profundamente e a nos doar às necessidades do próximo”.

Sociedade Bíblica vai lançar Bíblia com notas sobre pobreza e justiça
A “Bíblia Sagrada Pobreza e Justiça” será lançada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) em setembro no Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS). A publicação traz versículos em destaque e cinquenta tópicos com temas ligados à pobreza e justiça, organizados em um roteiro que estimula a pesquisa, a imaginação e a meditação.

No texto introdutório, os editores incentivam o leitor a encontrar também outros textos relacionados ao assunto. Ainda na introdução lemos que: “Deus tem um interesse apaixonado pela justiça, a fim de combater a pobreza. A preocupação com os pobres e a ênfase na conduta honesta e justa fluem pela Bíblia como um rio”.

No dia 10 de junho, a SBB vai comemorar a marca mundial inédita de 100 milhões de Bíblias impressas em sua gráfica.

Anglicanos marcam 2ª conferência global para discutir futuro da denominação
A “Fellowship of Confessing Anglicans” (Fraternidade de Anglicanos Confessantes -- FCA) que se reuniu em abril deste ano em Nairóbi, no Quênia, decidiu convocar uma nova Conferência Global sobre o Futuro do Anglicalismo (GAFCON II). O evento vai acontecer em 2013 e será precedido por um encontro de lideranças em Nova York, em 2012.

A primeira conferência aconteceu em 2008, em Jerusalém. Na ocasião, os participantes assinaram a “Declaração de Jerusalém”, um documento que reafirma o apoio à chamada “fé ortodoxa”. Entre as afirmações, o documento declara “reconhecer que Deus criou o ser humano como homem e mulher e o imutável padrão de matrimônio cristão entre um homem e uma mulher como o lugar apropriado para a intimidade sexual é a base da família”.

A Igreja Anglicana sofre atualmente com divisões por causa de temas controversos, como a ordenação de homossexuais.

Fontes: “The Christian Science Monitor”, CIM, SBB, RENAS, FCA

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.