Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — -

Pastores de almas têm de animar seus rebanhos

Dois mil anos antes de o arcebispo católico francês Albert Rouet dizer que os pastores deveriam ser os animadores de suas igrejas, os líderes da igreja primitiva já faziam isso.

De volta a Antioquia, depois da bem-sucedida primeira viagem missionária, Paulo e Barnabé passaram outra vez pelas cidades de Listra, Icônico e Antioquia de Psídia, para “animar” os recém-convertidos. Eles “lhes ‘davam coragem’ para ficarem firmes na fé” (At 14.22, NTLH). No início da segunda viagem missionária, Paulo e Silas atravessaram “a província da Síria e a região da Cilícia, dando ‘força’ às igrejas” (At 15.41, NTLH). Ao saírem da cidade de Filipos, a mesma dupla se dirigiu à casa de Lídia, onde se encontraram com outros crentes novos e só foram embora para Tessalônica depois de “animarem” a todos (At 16.40, NTLH). O livro de Atos dá muita ênfase à arte de animar. Além das passagens citadas, diz-se que Paulo atravessou as regiões da Macedônia e da Acaia “animando ‘muito’ com as suas mensagens os cristãos” (At 20.2, NTLH).
Lembra também que os cristãos de Éfeso “animaram” Apolo, o pregador egípcio, e este, por sua vez, “ajudou ‘muito’” os recém-convertidos de Corinto (At 18.27-28, NTLH). A ressurreição do jovem que cochilou e caiu da janela enquanto Paulo pregava deixou os cristãos de Trôade “muito animados” (At 20.12, NTLH).

Vale a pena lembrar que os apóstolos deram àquele levita nascido na ilha de Chipre o nome de Barnabé, que quer dizer “aquele que dá ânimo” (At 4.37, NTLH). Esse homem tinha o precioso dom de animar os outros. Foi ele que deu total apoio ao jovem Saulo, o voraz perseguidor da igreja convertido em Damasco (At 9.27, 11.25). E que deu a João Marcos a oportunidade de voltar ao campo missionário (At 15.37-39).

Os apóstolos animavam os cristãos por meio de contatos pessoais e de suas muitas Epístolas, tanto as canônicas, como as demais, como se pode ver nos seguintes versículos:
“Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam ‘fortes’” (1Co 16.13, NTLH).
“Peço a Deus que, da riqueza da sua glória, ele, por meio do seu Espírito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente ‘fortes’” (Ef 3.16, NTLH).
“Para terminar: tornem-se cada vez mais ‘fortes’, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder” (Ef 6.10, NTLH).
Pedimos a Deus que vocês se tornem fortes com toda a força que vem do glorioso poder dele, para que possam suportar tudo com paciência” (Cl 1.11, NTLH).
“Sejam também pacientes e ‘fortaleçam’ o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5.8, NVI).

Talvez fosse melhor ordenar como pastores de almas apenas os Barnabés da vida -- aqueles que querem, que sabem, que podem e que se dispõem a dar contínuo ânimo às ovelhas!



Assine Ultimato. Receba a sua revista em casa e leia primeiro também a edição online.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.