Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Ação mais que social

Bons tratos: o que é isso?

Campanha Latino-americana pelos Bons Tratos da Criança

Como tratamos as crianças? Qual a maneira correta de nos relacionar com elas?

Que compromissos os cristãos e a igreja devem assumir diante dos pequeninos?

Uma campanha de bons tratos
A Campanha Latino-americana “Ame o Seu Próximo” -- “Bons Tratos para a Infância” quer fomentar a discussão sobre este assunto e para isso está provocando um grande movimento entre as igrejas evangélicas. É coordenada pelo Movimento Cristão “Juntos Por La Niñez” e, no Brasil, está a cargo da “Rede Mãos Dadas”.

O objetivo da campanha é fortalecer uma cultura de bons tratos, contribuindo para a prevenção e o combate à violência contra crianças e adolescentes. A campanha também quer desafiar a igreja a uma mudança de pensamento e atitude no que diz respeito à infância no continente latino-americano, caracterizado historicamente pela violência contra as crianças. A campanha convoca a todos para a aprendizagem de uma comunicação mais saudável com a criança, por meio de ensino bíblico, modelos de trabalho e ferramentas efetivas para a promoção da proteção, do amor e da disciplina, com diálogo e alternativas de criação mais sábias.

Do CLADE IV a Lausanne III
Em setembro de 2000, 1.300 líderes cristãos evangélicos se reuniram no IV Congresso Latino-americano de Evangelização (CLADE IV) em Quito, Equador, para entender os caminhos de Deus para a igreja no continente. Destes, um grupo de 105 pessoas refletiu especialmente sobre os ministérios voltados para a infância. De acordo com o documento final sobre a infância, aprovado por todos os líderes presentes no CLADE IV, “a igreja latinoamericana precisa urgentemente de consciência, compromisso e dedicação à infância, ou seja, uma verdadeira conversão a ela. Uma leitura do contexto atual e da Palavra de Deus exige de nós mudar a visão que temos do trabalho em favor das crianças e dos adolescentes e alterar a ordem das prioridades. Isso nos permitirá colocar a infância em primeiro lugar e nos comprometer seriamente com a prevenção, a atenção, a proteção e a formação para seu desenvolvimento. A igreja local deve mudar seu foco para colocar a criança no centro das prioridades”.

Como resultado desta reflexão inicial feita no CLADE IV surgiu o Movimento Cristão Juntos Por La Niñez, com a participação de lideranças evangélicas envolvidas na causa das crianças por toda a América Latina. Este movimento sempre teve a preocupação de entender a vontade de Deus para a criança em nosso continente e, a partir disso, descobrir qual deve ser a atitude da igreja evangélica nos dias de hoje. De lá para cá, o movimento criou uma plataforma de ação a longo prazo e realizou quatro encontros latinoamericanos para os cristãos. A ideia de uma campanha pelos bons tratos surgiu em 2007 na Colômbia e foi planejada em 2008 no Peru.
 
A Campanha Latinoamericana pelos Bons Tratos da Infância tem duração de 3 anos; começou este ano e vai até 2011. Em 2010, a expectativa é que o movimento “Juntos Por La Niñez” apresente alguns resultados no Congresso Internacional sobre Evangelização Mundial Lausanne III, na África do Sul. “Mãos Dadas” é uma rede brasileira de mais de 40 organizações cristãs que lutam em favor da criança e do adolescente em situação de risco. Publica desde 2000 a revista “Mãos Dadas”, enviada para milhares de educadores sociais e igrejas.

Como participar?
Conheça a campanha e divulgue-a amplamente. Todos podem participar!
1. Acesse o site da campanha (www.maosdadas.org/bonstratos) e preencha o formulário de adesão. Há opções para participação individual ou em grupo (denominação, igreja local, ONG ou ministério especializado).
2. Organize uma programação em sua localidade. Faça download do Guia Metodológico no site da campanha.
3. Compartilhe conosco como você realizou a campanha. Acesse nossa página e deixe seu recado.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.