Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Mais do que notícias

Encontro indígena 2008

É difícil expressar o gostoso sentimento ao ver a Igreja indígena e diversos irmãos reunidos durante o CONPLEI 2008, realizado de 4 a 7 de setembro. Éramos 1.251 pessoas, e 49 etnias indígenas estavam representadas. Foram dias de festa sob a coordenação geral de Henrique Terena e diretoria do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas.

Houve conversões, reconciliação, comunhão e compromisso de pregação da Palavra ao retornarem para suas regiões. O Senhor esteve conosco. As oficinas de prevenção ao alcoolismo, trabalho com crianças e tantas outras funcionaram muito bem.

Entre os momentos especiais daqueles dias, houve alguns pontos altos. Na tarde de domingo vários irmãos indígenas se reuniram de maneira informal e partilharam suas experiências. Falaram do amor que têm por Jesus, dos desafios para comunicar o evangelho entre seu próprio povo e do valor da presença missionária. Foi um momento marcante. À noite houve a Ceia do Senhor e foi inevitável comparar a cena com um prelúdio daquele dia em que todas as tribos, línguas, povos e nações estarão diante do Cordeiro.

Um momento também muito expressivo foi o posicionamento do CONPLEI contra o infanticídio indígena, em apoio ao movimento da ONG ATINI -- Voz Pela Vida, e a declaração de Edson Bakairi expondo este ato de sofrimento em uma perspectiva indígena.

Nos bastidores, duzentos voluntários trabalharam intensamente para que o encontro pudesse acontecer. Algumas comissões de trabalho, como as responsáveis pela cozinha e segurança, organizaram plantões 24 horas por dia, durante vários dias. O plantão médico e a comissão de limpeza também trabalharam dia e noite. As igrejas de Manaus e de outros Estados, bem como as instituições missionárias, envolveram-se fortemente enviando voluntários, doando alimentos e organizando o trabalho com muita dedicação. Paulo Nunes, coordenador do evento, recuperou-se de uma dengue a tempo de se dedicar integralmente ao encontro. Nem mesmo um forte vento que rasgou as lonas dos barracões no último dia desanimou o povo. Bem cedo, às 5 da manhã, os irmãos indígenas começavam a cantar. Algo de encher o coração.

De fato, o CONPLEI 2008 começou uma semana antes e terminou uma semana depois dos dias oficiais. Um dia antes do encontro, apenas 187 pessoas haviam confirmado a participação. Aos poucos, os grupos indígenas foram chegando. Antes do encontro houve um curso sobre prevenção ao alcoolismo (programa “Festejando a Libertação”), coordenado por Elias e Lenita Assis, Leonízia Firmo, Dr. Paul Seale, Edson Bakairi, entre outros valorosos irmãos, com a participação de cerca de cem indígenas. Após o encontro deu-se início a uma capacitação bíblica, coordenada por Márcio e Isaura Schmidel, com participação de Reginaldo Goulart, Elias Assis e outros colaboradores. Foi um tempo muito bem aproveitado. O local do encontro (Acampamento Monte Sião, da Igreja Presbiteriana de Manaus) foi perfeito: retirado, verde e espaçoso.

Louvamos a Deus por todos que se juntaram a nós em oração e no trabalho prático, construindo, limpando, organizando, recepcionando, transportando, cozinhando, acompanhando os indígenas nas viagens, vigiando o acampamento e fazendo tanto mais. Todos foram usados por Deus e cumpriram a missão, servindo ao Cordeiro Jesus. A semente há de germinar, mesmo em lugares distantes por onde jamais passaremos.

Um grupo de 26 irmãos indígenas me procurou logo no dia de saída. Informaram que estavam iniciando a viagem de volta com um compromisso: partilhar com as cinco principais aldeias da sua etnia o que experimentaram naqueles dias. Somente após terem feito isto, regressarão para suas casas.
Deus é bom e fiel.

por Ronaldo e Rossana Lidório

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.