Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Intrigantes

Bento XVI: a ignorância religiosa assola a igreja e o mundo*

Seis meses antes de vir ao Brasil, Bento XVI se reuniu em Roma com os bispos da Suíça e lamentou profundamente o alto nível de ignorância religiosa que hoje assola a igreja. O papa se esforçou para localizar as nascentes ou os focos desse preocupante fenômeno. Ele se queixou...

Da ausência da fé — “Outrora as pessoas cresciam na fé; esta virtude era parte da vida. Hoje parece natural o contrário, ou seja, julga-se que não é possível crer e Deus se torna o grande ausente... Julgo importante tomarmos consciência de que a fé é o centro de tudo... Vemos hoje muito claramente: a atividade da qual se exclui o alimento da alma produz danos”. 

Da formação teológica dos futuros sacerdotes — “Precisamos de boas faculdades de teologia, de bons seminários maiores e de competentes professores de teologia”.
Da catequese — “Nos últimos cinqüenta anos a catequese progrediu tanto em sua metodologia que não chega ao âmago da fé. Ora, é importante que a catequese valorize plenamente a fé e descubra a maneira de a tornar compreendida e acolhida, visto que a ignorância religiosa atingiu hoje em dia um nível espantoso”. 

Do desprezo pela Escritura — Todos os livros da Escritura “perfazem uma única mensagem que só se torna plenamente compreensível se são lidos em harmonia e complementação mútua...” O bom proveito da Escritura leva o leitor a Cristo assim Cristo atrai a si toda a história. “Juntamente com a explanação histórico-crítica do texto, seja ministrada uma introdução à Escritura viva como Palavra de Deus atual em nossos dias”. 

Da liturgia — “Na liturgia não é a comunidade que se manifesta e entra em cena, mas é a comunidade que se desprende do seu pequeno mundo para se dirigir ao grande banquete dos pobres, entrando assim na grande comunidade viva na qual Deus mesmo nos alimenta... A homilia não é uma interrupção da liturgia para ceder um discurso, pois a homilia pertence à ação sacramental, trazendo a Palavra de Deus ao momento presente e não pode ser separada dele”. 

Da ausência da convicção de pecado — “A difundida ausência do sentimento de culpa é um fenômeno de nossa época que nos preocupa. O dom do sacramento da penitência não consiste apenas em que recebamos o perdão, mas também em que nos demos conta de que, antes do mais, temos necessidade de ser perdoados e perdoar aos nossos semelhantes”. 

Nota
* As transcrições foram retiradas de Pergunte e Responderemos (fev. 2007, p. 16).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.