Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Mais do que notícias

Os Hernandes trazem à lembrança o legado de Paulo

Como se lê na “Abertura” desta edição, “o amor não fica alegre quando alguém faz algo errado, mas fica alegre quando alguém faz o que é certo”.

Ninguém está alegre com o escândalo provocado pelo casal Estevam e Sônia Hernandes, respectivamente apóstolo e bispa da Igreja Renascer em Cristo, imediatamente trazido para os principais meios de comunicação. Em escândalos anteriores, o casal teve oportunidade de rever seu comportamento como crentes e, sobretudo, como fundadores e líderes de uma denominação evangélica. Mas tal coisa não aconteceu. Assim como o escândalo de Ted Haggard nos Estados Unidos no final de 2006 (Ultimato, janeiro/fevereiro 2007), o escândalo dos Hernandes no Brasil no início de 2007 trouxe tremendos prejuízos ao evangelho, principalmente porque o líder da Renascer era também o líder da tradicional Marcha para Jesus, realizada anualmente em São Paulo.

Não é necessário comentar aqui os problemas dos Hernandes com a justiça brasileira e agora com o FBI. Todo mundo sabe. Mas é de bom alvitre trazer à lembrança o zelo que todos devemos ter com o nosso comportamento, a partir do exemplo de Paulo. Em 2 Coríntios (6.3), o apóstolo deixa-nos este legado:

“Não damos motivo de escândalo
a ninguém
em circunstância alguma
para que
o nosso ministério não caia em descrédito”

O cuidado e o esforço de Paulo para cuidar-se de qualquer escândalo eram “para não desacreditar o ministério que Deus nos deu” (J. B. Phillips) ou “para que não seja censurado o nosso ministério” (Comunidade de Taizé) ou “para não atrapalhar ninguém” (NTLH).

Se os maus exemplos de Haggard e dos Hernandes geraram em nós o pavor do escândalo, esse benefício deve ser creditado a eles. (Veja Raiz de todos os males: as igrejas evangélicas e o dinheiro na seção “História”, e a resenha do livro O Escândalo do Comportamento Evangélico, na seção “Vamos ler!”.)

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.