Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Capa

A Metropolitana por ela mesma

Não se pode confundir CMI com ICM. A ordem das letras é muito importante. CMI significa Conselho Mundial de Igrejas e ICM significa Igrejas da Comunidade Metropolitana. Nem todas as igrejas membros do CMI concordam com as concessões da ICM em relação ao homossexualismo.

Para se conhecer melhor a ICM, basta ler o textos que estavam disponíveis no estande da Metropolitana em Porto Alegre.

Em A Homossexualidade: nem Pecado nem Doença, o bispo Donald Eastman, da ICM, diz que a sua denominação “crê que a Bíblia foi inspirada por Deus e que também é uma fonte básica de autoridade sobre a nossa fé”. Para conciliar a autoridade bíblica com a liberdade homossexual, o bispo é obrigado a torcer ou deformar passagens chaves sobre o assunto (Gn 19.1-25; Lv 18.22; Rm 1.24-27; 1 Co 6.9; 1 Tm 1.10).

Na tentativa de sustentar ao mesmo tempo a autoridade das Escrituras e a permissividade da prática homossexual, é necessário ler a Bíblia “com novos olhos”, ensina a bispa Nancy Wilson, pastora da Comunidade Metropolitana de Los Angeles e autora do documento A Bíblia Também é Nossa História. “Chegou o tempo de libertar as lésbicas, os gays e os bissexuais bíblicos dos armários onde estão encerrados”, atreve-se a bispa. Nancy sugere que Maria e Marta não eram irmãs, mas parceiras lésbicas; que Lídia, a vendedora de púrpura, era lésbica (um dos indícios seria que “a cor púrpura tem, também, conotações lésbicas e gays”...) e assim por diante. A pastora afirma que ninguém pode ler 1 Samuel “sem deduzir que Jônatas era o amor da vida de Davi”. Ela não sabe dizer se Noemi e Rute (sogra e nora, ambas viúvas) teriam uma relação lésbica, mas tem certeza de que “as duas mulheres mantinham uma relação apaixonada e de entrega mútua, que durou toda a vida e que é elogiada pelas Sagradas Escrituras”. Nancy lembra que Paulo tinha “antipatia aos homossexuais incapazes de dominar os desejos sexuais [mas], ao mesmo tempo, sua turbulenta vida gira ao redor de homens: Timóteo, Barnabé e Silas”. A pastora não se acanha de afirmar que “Jesus tinha um estilo de vida marginal” e sugere “que havia alguma coisa entre Ele e João, ‘o discípulo amado’”. “Se Jesus era gay, ou não, a homofobia silencia sobre o assunto”, completa a desvairada bispa americana.

O relatório da ICM diz que a denominação tem igrejas em 48 Estados dos Estados Unidos e em outros 22 países (inclusive Venezuela, Brasil, Uruguai e Argentina). Em setembro de 2003, contava com 43 mil membros e simpatizantes. Pouco mais da metade do clero é do sexo feminino (50,5%). O mais triste é que “a aids tem afetado dramaticamente as igrejas da ICM”. Calcula-se que, de 1982 para cá, uns 6 mil membros morreram de aids e de complicações relacionadas a essa pandemia. Novos membros também têm o mesmo problema. A cada ano, pastores e bispos abençoam mais de 6 mil casais do mesmo sexo.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.