Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Belezas da Bíblia

Relendo os Dez Mandamentos

Paráfrase de Êxodo 20.1-7

José Cássio Martins 

Deus falou, e foi isto que ele disse:

1. “Escute aqui, ó meu povo, eu sou Iavé, também conhecido nas futuras traduções da minha Palavra como “o Senhor”. Eu não apenas gosto de você; eu amo você, por isso eu sou o seu Deus e quero fazer algo por você. Embora você se esqueça, fui eu quem lhe tirou do Egito, da escravidão. Portanto, não adore nenhum deus. Não será uma boa. Adore somente a mim. Como disse, eu sou Iavé, ou o Senhor.

2. Não faça nenhuma imagem, ou tatuagem de coisa alguma que haja em cima, no céu, ou embaixo, na terra, ou mesmo nas águas debaixo da terra, com intenção espiritual. Não se ajoelhe diante de ídolo nenhum, nem o adore, pois eu, Iavé, o Senhor, sou o seu Deus e sou o único. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. Porém sou bondoso com aqueles que me amam e prestam atenção e praticam as minhas mensagens; e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações.

3. Não use o meu nome à toa, sem o respeito que eu mereço. Pois eu sou Iavé, o Senhor, o seu Deus, e até castigo aqueles que desrespeitam o meu nome.

4. Lembre-se de descansar após o trabalho. Não se esqueça do descanso, repito. O dia do descanso, o shabat, é especial. Trabalhe seis dias e faça tudo o que for preciso. Mas o sétimo dia da semana, o shabat, é o dia do descanso. Pense em mim, Iavé, o Senhor, o seu Deus, de maneira especial nesse dia. Dedique-me este dia. No shabat, meu povo, você pára de trabalhar, seus filhos e filhas, também. Seus empregados e empregadas também param. Seus animais, suas máquinas. Até seus hóspedes estrangeiros.

Eu levei seis tempos para fazer tudo o que você vê e o que você não vê, o que você conhece e o que não conhece, o que você imagina e o que você nem imagina que exista, ou que possa existir. E aí parei, descansei, isto é, parei de me cansar, antes de continuar meu trabalho que sempre foi e ainda é cuidar de você. Então resolvi que você também pare depois de seis dias, pois isso para mim é coisa essencial e especial. E você é um povo especial para mim. Abençoei este dia e abençoarei você também.

5. Respeite seu pai e sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando. E vocês, pais, escutem aqui: Daqui a um tempo vou mandar meu servo Paulo lhes escrever que vocês não provoquem raiva nos seus filhos para que eles não entrem em depressão, nem tenham essa idéia maluca, doente e criminosa de matar vocês. Portanto, cuidado.

6. Ah! e por falar em matar, não mate. Isto é, não provoque, nem direta, nem indiretamente a morte de quem quer que seja. Não fale nem faça nada que ofenda outra pessoa. Será como a morte para ela. Não a insulte, nem a xingue. Meu Filho lhes explicará isto nas suas “bem-aventuranças”. Também a pessoa sentirá que você a estará matando. Em resumo, não faça de sua boca uma arma mortífera. E no trânsito também, lembre-se de que há muitas vidas andando a pé à frente de seu carro. Haverá até um anúncio: “Não faça de seu carro uma arma. A vítima pode ser você”.

7. Não quebre nem faça nada que altere ou enfraqueça a sua relação conjugal. Ela precisa ser mantida, com atenção, carinho, grande paciência e compreensão. É assim que eu quero. Perdoem-se sempre e prossigam. Afinal, o casamento não é automático, nem mágico. Precisa ser cuidado, fortalecido, dia a dia, com toda a boa vontade. Esta é minha sétima instrução.

8. Não pegue para você nada que pertença a outra pessoa. Se você precisar de algo que a pessoa tenha, compre-a, ou peça-a. Mas levar para casa o que não é seu não é legal. O que você vê e não é seu, deixe onde está. Fique na sua.

9. Não faça fofoca. Não diga dos outros, de ninguém, coisas ruins. Só porque você ouviu algo sobre alguém não quer dizer que seja verdade, nem que você possa passar isso adiante sem verificação. Imagine se fizerem isso com você... Mesmo que alguém lhe ofereça um mensalão, fique firme na verdade. Mostre caráter, um caráter semelhante ao meu. E não exagere. Se você tem esse hábito, trate de perder logo essa mal disfarçada forma de mentira. E não preciso dizer-lhe isto um milhão de vezes.

10. Não fique com inveja de quem tem uma casa, seja ela bonita, ou não. Não fique com inveja de quem tem mulher, ou marido. Ou de quem tem empregados, gado, dinheiro, carros, máquinas, aviões, iates, ou qualquer outra coisa.

Falei e disse, eu, Iavé, o Senhor Deus. É isso aí.”


José Cássio Martins é pastor presbiteriano e psicólogo. É membro do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.