Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Temos esperança

Quanta gente jovem!


Estamos nos últimos preparativos do Congresso Missionário da Aliança Bíblica Universitária do Brasil. Centenas de jovens compartilharão a Palavra, suas vidas e experiências com o foco na missão de Deus. Um dos pontos mais importantes deste congresso é a presença da juventude decidindo, trabalhando, participando e dando o tom. A média de idade dos inscritos é de 25 anos. São provenientes de todas a regiões do Brasil e somam — juntamente com preletores e equipe — 600 pessoas. Se você pretende ir, é bom correr; são somente 1.100 vagas!

Dias desses o querido pastor Ricardo Barbosa comentava que a ABUB é um movimento que se fortalece nas crises, sejam estas sociais ou eclesiásticas. Acho que nenhuma palavra define melhor o momento que vivemos como país do que “crise”. Várias áreas estão comprometidas e é neste momento que o Missão 2006 se realiza. As crises entre nós também têm sido intensas, especialmente nas dificuldades encontradas nas negociações com a Universidade Federal de Viçosa, que está em greve desde agosto, o que acarreta uma série de dificuldades e adaptações. Orem por isso, mas principalmente por todas as crises que temos vivido. Esse congresso é apenas um espaço, entre tantos, para ouvir Deus e os irmãos. Nada além disso.

Os temas tratados serão variados, não só nas diferentes oficinas e seminários, como também nosespaços múltiplos e constantes de trocas e encontros. A amplitude de temas trata diretamente da missão em suas interfaces com a realidade social e política, sempre à luz da Palavra. Em especial o livro de 1 Pedro, que será destrinchado em estudos indutivos em pequenos grupos e em pregações expositivas.

Teremos uma feira na qual os diferentes grupos da ABU poderão expor produtos locais que geralmente levam para cobrir parte das despesas de deslocamento. O nome do espaço é sugestivo: ALCA (Área de Livre-Comércio das ABU’s). Além da opção de compras, nele teremos também atividades do FALE de reflexão e discussão sobre o comércio internacional e suas implicações no dia-a-dia. A ALCA fará parte da Expo Missão, espaço em que os parceiros do Missão 2006 compartilharão suas ações e propostas.

Outro espaço será o Oásis, uma importante parceria com o CPPC, que visa favorecer encontros e conversas. Teremos a Sala de Oração 24-7 (por 24 horas, durante sete dias), sempre aberta para receber os participantes. A equipe de líderes dos grupos pequenos e de logística, cerca de 150 estudantes, também estará pronta para servir e apoiar cada um dos presentes. Teremos um local para recados e avisos, dividido em duas partes: Muro das Lamentações e Muro das Celebrações.

Como o congresso é voltado para estudantes, optamos por favorecer espaços recorrentes de comunicação deste grupo. Há comunidade no Orkut (Eu Vou no Missão 2006), um blog (abub.blogspot.com), o site com as informações gerais (www.abub.org.br/missao2006), e um novo site, inspirado nas práticas de educação a distância,disponível para os inscritos no congresso (formacao.abub.org.br). Éum espaço interativo com uma série de recursos (imagens, músicas, textos), pesquisas e oportunidades de troca. O objetivo é fornecer subsídios e orientações prévios aos participantes. São centenas de páginas, textos, poesias, capítulos de livros e artigos.

Nossas expectativas são grandes. Temos quase três dezenas de parceiros e cerca de 50 expositores em plenárias. Muita gente boa, com ricas experiências e reflexões. A parte musical conta com o apoio do Dago Schelin, da Vineyard do Caminho, e do Carlinhos Veiga, da MPC, além de outras bandas. Além destes elementos presentes em boa parte dos bons congressos, temos uma equipe de 110 estudantes, líderes da ABUB, provenientes de diferentes igrejas e cidades, que coordenarão os pequenos grupos de estudo bíblico. Se há algo que marca a ABUB é a centralidade da Palavra, e é nesse ponto que fundamentamos todo o congresso.

Venha abrir a Palavra conosco, com muita gente jovem, mas também vários profissionais (20% dos inscritos já concluíram o curso universitário) e, especialmente, aqueles que, já com cabelos brancos, não perderam a juventude. Exemplos de como se pode viver e buscar o reino de Deus em nosso contexto. Junte-se a nós, se inscreva e participe do Missão 2006!

Alexandre Brasil Fonseca, diretor geral do Missão 2006, é sociólogo eprofessor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.