Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Internacionais

Roger Schutz é morto em público aos 90 anos



O homem de 90 anos que foi esfaqueado diante de uma platéia de 2.500 peregrinos no dia 16 de agosto, no interior da Igreja da Reconciliação, em Taizé, na França, por uma mulher mentalmente doente, não era outro senão o monge protestante Roger Schutz. Nascido no sul da França em 1915, filho de pastor calvinista suíço e mãe francesa, Schutz tinha 25 anos quando adquiriu uma propriedade rural em Taizé, a poucos quilômetros de Cluny, onde ficava a famosa abadia beneditina fundada em 910 por Guilherme, o Piedoso. Nesse lugar, o recém-formado em teologia em Lausanne e Estrasburgo dedicou-se a cuidar de crianças abandonadas e a abrigar judeus perseguidos pelos nazistas. Foi o início da comunidade monástica protestante de Taizé, em meio aos horrores da Segunda Guerra Mundial. Fazem parte dessa organização a comunidade propriamente dita ou residente e a grande comunidade. A primeira diz respeito aos monges e a segunda, aos homens e mulheres que se comprometem a viver o espírito da comunidade. Schutz escreveu três livros: Regra de Taizé, Viver Hoje para Deus e Unidade no Pluralismo.



Cemitério protestante em Macau torna-se patrimônio mundial



Desde 25 de julho de 2005, o centro histórico de Macau, ex-território português a 60 quilômetros ao sudoeste de Hong Kong, na China, tornou-se patrimônio mundial da UNESCO. Fazem parte desse patrimônio, entre outros, a Igreja de São Lourenço, construída pelos jesuítas por volta de 1560, e o famoso Cemitério Protestante, construído às pressas em um terreno comprado pela Companhia das Índias Orientais para sepultar o corpo de Mary Morrison, de 29 anos, filha de um médico inglês e esposa do missionário Robert Morrison, conhecido como o pai das missões protestantes na China. Mary estava grávida de nove meses e foi enterrada com o bebê na barriga. Foi há exatamente 200 anos que Morrison, então com a idade de 23 anos, começou a estudar chinês e um pouco de medicina com Yong San Tak, em Londres (1805). Oito anos depois, já em Macau, ele terminou a tradução do Novo Testamento para o chinês (1813). Com a ajuda de outro missionário, William Milne, Morrison completou a tradução do Antigo Testamento em 1819. É de Milne a conhecida declaração: Para dominar o chinês é necessário um homem com corpo de bronze, pulmões de aço, cabeça de carvalho, olhos de águia, coração de apóstolo, memória de anjo, vida de Matusalém. Morrison morreu aos 52 anos nos braços de seu filho John, de 20, em 1834. Ele foi enterrado ao lado da primeira mulher no Cemitério Protestante, construído 13 anos antes para resolver de vez o problema de não se poder enterrar os mortos protestantes nos cemitérios católicos de Macau.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.