Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Ação mais do que social

Missão ecológica

Klênia Fassoni

Terra Nova – Sociedade Beneficente do Vale de Pirapoca foi fundada em 1971, com a vinda de missionários alemães para Mondaí. Hoje tem uma atuação que extrapola o Estado de Santa Catarina. Em parceria com o Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores Rurais, publicou o Livro Verde, um manual de agroecologia do qual já foram distribuídos mais de 12 mil exemplares.

Logo na introdução do livro, os autores declaram: “Como agricultoras e agricultores estamos lidando no nosso dia com as coisas que Deus criou: animais, plantas, solo, enfim, com a vida. Esta criação foi confiada a nós e temos a responsabilidade de preservá-la e tratá-la com respeito.”

Um dos autores do Livro Verde é Hansjörg Rinklin, coordenador da assessoria ecológica da Terra Nova. Ele é agrônomo e mestre em agricultura orgânica. Trabalhou durante sete anos em Canarana, MT, desenvolvendo sistemas naturais de recuperação de solos desgastados no cerrado. A vocação de Johannes vem do berço: seus pais, pequenos agricultores que trabalham ecologicamente em sua propriedade desde 1954, são sócios-fundadores da Bioland — Organização dos Agricultores Bio-orgânicos da Alemanha, a maior associação de agricultores ecológicos daquele país.

Márcio Luiz, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus, é casado com Kátia e tem dois filhos. No início dos anos 80, quando a crise ambiental tornava-se mais visível, decidiu ser biólogo para proteger a criação de Deus.

Ele se incomoda com o fato de poucos evangélicos entenderem a ecologia como missão: “Como, se a Bíblia está repleta de palavras e ações de Deus em defesa da natureza?”

Márcio é doutor em entomologia e atuou na ONG acreana SOS Amazônia. Atualmente é colaborador da Fundação Vitória Amazônica. Além disso, é voluntário numa entidade que atende crianças que sofreram paralisia cerebral, por meio de equiterapia e outras atividades.

Ele está plenamente convicto de que, no exercício de suas atividades profissionais e voluntárias, está cumprindo a sua missão como cristão!



Gínia Bontempo é professora de Ciências e Biologia na rede privada de ensino em Viçosa, Mg, há mais de dez anos. Além disso, coordena o programa de educação ambiental da Estação de Pesquisa, Treinamento e Educação Ambiental — Mata do Paraíso, ligada à Universidade Federal de Viçosa.

Ela é fascinada por bichos desde criança. Felizmente seu marido e os dois filhos compartilham desse gosto. Na casa deles há gatos, cachorros, galinhas, preás etc., e muito verde em volta e por cima (uma trepadeira cobre quase metade do telhado da casa).

Gínia acredita que, por meio da educação ambiental, é possível despertar nas novas gerações amor e respeito pelo meio ambiente e, conseqüentemente, ações práticas em sua defesa. Ao longo desses anos, já coordenou mais de cinqüenta excursões com seus alunos a diferentes espaços naturais. Sua motivação vem da certeza de que o cuidado com a natureza faz parte da agenda de Deus.



Hansjörg, Márcio e Gínia têm muitos pontos em comum. O principal, que os move à ação, é o entendimento de que cuidar do meio ambiente faz parte da missão.

Talvez eles não saibam que têm a seu lado uma voz de peso mundial. No prefácio do livro A Rocha, de Peter Harris (ABU Editora), John Stott declara com entusiasmo que o envolvimento ecológico pode e deve ser incluído na bandeira da missão. E acrescenta: “Os cristãos deveriam estar na vanguarda do movimento em prol da responsabilidade ambiental”.



Veja mais em:
Apresentando a Sociedade Beneficente do Vale de Pirapoca — Terra Nova
Conscientização ecológica e missão
Ecologia Bíblica
Pena que as igrejas não atinem. O índio atinava!
Temos ciúmes de Karavõvõ
Meio Ambiente no Brasil: Um Círculo Vicioso

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.