Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Exclusivo Online — Direito de resposta

Rio de Janeiro, 5 de abril de 2005

DIREITO DE RESPOSTA

Venho através desta requerer do diretor da revista Ultimato — edição de nº 293 (março-abril 2005), o DIREITO DE RESPOSTA referente ao artigo publicado às páginas 20-25, intitulado “CAMPINA GRANDE está aberta a todos os deuses, até mesmo ao “DEUS DESCONHECIDO”.

Ao Sr. Elben Lenz César

Até quando durará sua perseguição ao meu esposo Nehemias Marien? A minha oração é constante do Salmo 59, e espero que Deus ouça nosso clamor de família perseguida e faça nossa a declaração em Salmo 63, v. 9.

Você não conhece o Nehemias pessoalmente ou talvez seu contato com ele tenha sido extremamente superficial com aquele “sorriso de lagarto”, como alguns “crentes” costumam fazer nas portas das Igrejas, de fingimento e hipocrisia dizendo “Jesus te ama e eu também”.

Ele concluiu o Seminário Presbiteriano de Campinas. Ele é o que aprendeu lá! Preciso mencionar o nome dos professores? Nunca negou sua fé em Jesus Cristo e é fiel seguidor dos Seus ensinamentos. Mais do que Pastor Presbiteriano, é conhecido publicamente como Pastor da Bíblia, graças a seu profundo conhecimento e vivência bíblica.

Lê-se no seu texto que ele “trocou a confissão de fé evangélica reformada pela confissão de fé espírita”, citando uma referência da própria revista (existe verdade fora dela?), ou seja, o acusador se faz também de testemunha. Isso ofende a inteligência do leitor e justifica a baixa credibilidade dos artigos. Ao invés da auto-adoração explícita, bastaria que você mencionasse a admiração e respeito do Pastor Nehemias pelo espiritismo, que é pública e notória, para alcançar seu objetivo inquisidor, resguardando-se de mentir. Dizer tantas outras barbaridades a respeito dele é um sintoma de que você não o conhece. Baseia-se, provavelmente, em publicações medíocres como a sua, que usam o nome do Pastor Nehemias meramente como chamariz para lucrar e livrar-se do encalhe. Concordo, entretanto, quando diz que “hoje ele é Pastor de um pequeno concílio...”, apesar de, a essa altura do campeonato, enxergar aí, uma discriminação maldosa contra Igrejas pequenas. Vindo de você seria perfeitamente possível essa confusão entre quantidade e qualidade.

Estive com meu marido nesse XIV Encontro para a Nova Consciência — Por uma Cultura de Paz na Construção de um Novo Mundo. O objetivo não é converter ninguém a ninguém! É um encontro de pessoas diferentes que caminham na mesma direção. Em diferentes roupas e crenças, o mesmo ser humano, corajosamente capaz de viver em harmonia e paz. Ninguém vai para proselitismo. Existe liberdade de expressão, existe o amor e o respeito ao próximo, filhos do mesmo Deus. Conforme escreve o Pastor Nehemias em seu livro “Jesus, a Luz da Nova Era”, “A cada instante a providência divina estabelece o berço do seu primogênito nos lugares mais estranhos da terra. Não só entre bois e vacas, camelos e jumentos, ovelhas e cabras. Mas haverá neste mundo lugar mais estranho que o estábulo do coração?” Tudo isso deve parecer estranho a você.

Percebo que não ouviu os pronunciamentos dele na abertura do encontro. Está reproduzindo o que “ouviu dizer”! Certamente você estava ocupado com o “Mineiro”. Esse Mineiro do seu texto por acaso é você mesmo? Valha-me Deus, distribuindo folhetos e aproveitando para espionar libidinosamente as barrigas das meninas Hare Krishna? Ou seria um espião seu? Aliás, sua revista deveria mudar de nome, fica a sugestão: “Espionagem”, “Ardil 22” ou quem sabe “O Perseguidor de Nehemias”... Favor escrever pelo menos o nome dele certo. Nehemias, e não Neemias sem “h”.

Já percebeu que o que tem caracterizado a vivência das sociedades humanas no princípio do século XXI é a onda das paixões no seio dos povos e religiões, gerando guerras, violência, conflitos, crimes, vícios de toda ordem, insensibilidade diante das necessidades alheias. Miséria física e moral. Sr. Elben, veja aí quanta sugestão para mudar seu realejo e melhorar sua revistinha. Mude o tema. Deixe o Pastor Nehemias em paz. Incomoda tanto ele se dizer presbiteriano? Qual o problema, Sr. Elben, já que temos 10 vertentes do presbiterianismo?! Uma a mais ou uma a menos incomoda tanto?

Vamos unir nossas forças Sr. Elben. Nehemias Marien é a-l-i-a-d-o, entendeu? Você está fazendo o papel da artilharia que erra o alvo e dizima a infantaria do próprio exército, o chamado “fogo amigo”! O grupo criado para combater a Nova Consciência não teve sequer criatividade, usando o mesmo título para seu encontro. A propósito, mais uma sugestão: aproveitar a expressão “Mistura Bizarra Cristã” para esse grupo da Nova Consciência Cristã da Paraíba, já que batistas, presbiterianos, assembleianos, etc., etc., nunca se entenderam bem. Quem sabe se fazendo essa mistura sairia algo aproveitável? Todas as denominações são convidadas a participar do movimento da Nova Consciência para falar ou pregar, como desejarem. Ficar distribuindo folheto na porta do Teatro, não converteu ninguém. Fiquei com pena dos folheteiros lá. Não é por aí, sabe? O caminho é outro. Venham participar também e trazer suas mensagens com liberdade, sem censura! Somos de paz e queremos paz. Trabalhamos pela paz.

Na mesma liberdade que você usou colocando o nome do Nehemias entre aspas, permita-me chamá-lo de “Elben Hatzinger Lenz César”. Fora da tua igreja ninguém se salva. É muita presunção, não é mesmo?

Concluindo, a distinção entre a sua opinião e a do Joseph Hatzinger, que é a do segundo faz diferença!

Por favor, respeite nosso direito de resposta, que é assegurado por lei, e publique na íntegra meu clamor, para que todos que pensem como você entendam o sofrimento de todos nós, filhos, netos, esposa, amigos e membros de nossa comunidade, que se surpreendem ao ver um cristianismo tão distante do Cristo das Escrituras, vivido por pessoas que se dizem “crentes”! (Crentes em quê?).



Eglé Marien

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.