Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Nacionais

Gotardelo — o homem que não sacrificou nem a verdade nem o vernáculo

“É preferível ao expositor da Escritura cometer erros de vernáculo a sacrificar a verdade, a pregar heresias, a desprezar o poder, a sufocar a piedade”. Mas se ele “pode apegar-se à verdade, à ortodoxia, à graça, à piedade, e ao mesmo tempo engalanar tudo com linguagem disciplinada, simples e expressiva, está erguendo na mente e no coração um púlpito imponente e colocando nele a Palavra Eterna.”

O autor dessa frase, o professor e pastor Augusto Gotardelo, morreu na madrugada do terceiro domingo de janeiro de 2005, em Juiz de Fora, MG, com a idade de 93 anos.

Quando conheceu o evangelho em 1933, em Monte Sião, no sul de Minas, Gotardelo trabalhava no comércio e mal tinha o curso primário. Sob a influência da nova fé e do novo ambiente, o jovem de 21 anos iniciou seus estudos no Instituto Gammom, em Lavras, e formou-se em letras clássicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ordenado pastor presbiteriano pelo Presbitério de Campos, aos 43 anos, dividiu desde então o seu tempo entre o magistério (no Instituto de Educação de Minas Gerais e no Instituto Granbery) e o ministério (na Primeira Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora, MG). Além disso, escreveu centenas de artigos e uma dezena de livros (Português pela Redação, A Crase nos Bons Escritores, O Emprego da Vírgula, Acentue Corretamente, Português para Pregadores Leigos, Ceifa Tardia e Cristo, O Centro das Escrituras e da Vida).

Augusto Gotardelo foi um dos primeiros colaboradores de Ultimato — desde o primeiro número, quando era um jornal de oito páginas. Durante 16 anos, assinou a coluna Português pela Bíblia (com lições de vernáculo e de filologia, baseadas em textos das Sagradas Escrituras). Gotardelo chegou a publicar mais de 200 verbetes.

Era casado em segundas núpcias com a professora Maria Mathilde Mendes Gotardelo e pai de cinco filhos, todos comprometidos com o evangelho. Dois de seus genros — Ronan Pereira da Silva e Paulo Aldebert Delage — são pastores.



CNBB publica encarte sobre os evangélicos

“A expansão de uma religião está ligada ao seu dinamismo, à sua capacidade de mobilização e à sua estratégia de evangelização.”

“Igrejas mais exigentes podem atrair mais que igrejas liberais.”

“A competição entre as igrejas evangélicas tradicionais parece pequena.”

“As igrejas pentecostais, no seu conjunto, são mais urbanas que rurais, mais femininas que masculinas, têm muitas crianças (até os 15 anos), mas poucos adolescentes de 15-20 anos.”

“O pentecostalismo influenciou o mundo católico, em particular a RCC (Renovação Carismática Católica).”

“A liderança da Igreja Universal rearticula sincreticamente crenças, ritos e práticas das religiões concorrentes. Basta ver que ela realiza ‘sessão espiritual de descarrego’, ‘fechamento de corpo’, ‘corrente da mesa branca’, retira ‘encostos’, desfaz ‘mau olhado’, asperge nos fiéis galhos de arruda molhados em bacias com água benta e sal grosso, substitui fitas do Senhor do Bonfim por fitas com dizeres bíblicos...”

Estas e outras observações foram publicadas no encarte do Boletim Semanal da CNBB, de 25 de novembro de 2004. São de autoria do padre italiano Alberto Antoniazzi, morto em dezembro de 2004, em Belo Horizonte, onde era coordenador da área de teologia do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, e professor da PUC, além de assessor da CNBB. Trata-se de um estudo intitulado Por que o panorama religioso no Brasil mudou tanto? Esse material pode ser acessado pelo www.cnbb.org.br.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.