Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Em Jesus você pode confiar

O grande sumo sacerdote

A expressão “grande sumo sacerdote” (Hb 4.14) é uma redundância justificável. Serve para diferenciar Jesus Cristo do sumo sacerdote da antiga aliança.

O primeiro sumo sacerdote foi Arão, irmão de Moisés, diretamente escolhido por Deus (Êx 28.1). Os demais eram descendentes de Arão. Algum tempo depois do cativeiro babilônico, o sumo sacerdote passou a ser nomeado pela autoridade civil.

Cabia ao sumo sacerdote entrar uma vez por ano (no grande dia da expiação) no Santo dos Santos para levar a Deus o pecado da nação e obter o perdão necessário. Ele só podia realizar esse ofício depois de lavar-se e de oferecer um sacrifício pelo pecado próprio e o de sua família, e depois de oferecer outro sacrifício pelo pecado do povo (Lv 16).

Jesus é o grande sumo sacerdote por muitas razões. Ele não tinha nem pecado nem culpa. A expiação que Ele fez não dependeu de sangue de touros e bodes, mas de seu próprio sangue. O sacrifício de seu próprio corpo foi perfeito e suficiente, imprimiu valor aos sacrifícios anteriores e pôs fim aos sacrifícios de animais. Jesus “adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem” (Hb 9.11), e “assentou-se à direita de Deus” (Hb 10.12). E agora “está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés” (Hb 10.13).

As versões católicas preferem chamar Jesus de “sumo sacerdote eminente” (Bíblia de Jerusalém) ou “sumo sacerdote excelente” (Bíblia do Peregrino). A Nova Tradução na Linguagem de Hoje registra “grande sacerdote poderoso” e a Bíblia Viva, “grande supremo sacerdote”. Nenhuma versão deixa em dúvida a sublimidade da expiação realizada por Jesus Cristo!

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.