Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Em letras grandes

Todas as nações de joelhos

Apesar de seu acentuado etnocentrismo cultural e religioso, o salmista, de vez em quando, naturalmente forçado pelo Espírito, se vê tomado de uma extraordinária consciência missionária. Então ele se dirige aos “povos de toda a terra” e os conclama a reverenciar a Deus como “o grande Rei sobre a terra” (Sl 47.2).

Em ordem alfabética, os verbos de que o salmista lança mão para alcançar o seu intento (na Nova Versão Internacional) são: aclamem a Deus, batam palmas, bendigam o nosso Deus, cantem louvores ao seu glorioso nome, digam a Deus palavras de reconhecimento, louvem-no gloriosamente, ofereçam música ao nosso Rei, ouçam a sua voz, vejam o que Deus tem feito, venham até à sua presença (Sl 47.1, 6; 66.1-8, 16).

Outros verbos são usados quando o clamor do salmista é direcionado aos reis da terra: aceitem a advertência, adorem o Senhor com temor, beijem o Filho, exultem com tremor e sejam prudentes (Sl 2.10-12).

No final do processo salvífico, ao nome de Jesus se dobrará “todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra” e toda língua confessará “que Jesus é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Fp 2.10,11).

Todavia, essa apoteose final não quer dizer obrigatoriamente que todas as nações e todos os governantes de hoje e de ontem aceitarão de bom grado o senhorio de Jesus Cristo. O certo é que todos os seres vivos, em qualquer lugar do universo, vão reconhecer nem que seja tardiamente que Jesus é “a imagem do Deus invisível”, “o primogênito de toda a criação”, o anterior a “todas as coisas”, “a cabeça do corpo” e “o primogênito dos mortos” (Cl 1.15-20). Mas as nações do pós-juízo, as nações da era vindoura, as nações dos novos céus e da nova terra — essas nações andarão na luz do Cordeiro e os reis de então “lhe trarão a sua glória” (Ap 21.24).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.