Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Política

A responsabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

José Saramago, escritor: Se eu escrevesse a história do mundo de frente para trás, como preconiza Tertuliano, eu começaria pela eleição presidencial do Brasil deste ano e pela vitória de Lula. (Folha de S. Paulo, 2/11/02.)

Messias Reis de Morais: Tenho 60 anos e sempre torci pelo Brasil. Mas confesso que já estava me conformando com a idéia de morrer sem vê-lo no caminho da dignidade e do respeito internacional. A eleição de Lula me reacendeu a esperança. (FSP, 29/10/02.)

Diego Achard, consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento: É a primeira vez, desde Allende, que um socialista radical se elege na América Latina, ainda por cima em um país da importância do Brasil, e em tempos de globalização. (FSP, 29/10/02.)

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente: O presidente eleito, pessoa que eu conheço há 30 anos, é um líder metalúrgico. Passou sua vida como líder metalúrgico, veio de origem humilde. Isso me orgulha. Mostra, primeiro, que há mobilidade social no Brasil e, segundo, que é uma democracia plena, que não aceita restrições de quaisquer naturezas. (FSP, 29/10/02.)

Francisco de Oliveira, sociólogo: A vitória de Lula é uma espécie de refundação do Brasil. Nós tivemos, nos últimos 150 anos, alguns grandes marcos que foram verdadeiras refundações do Brasil. Começando pela Abolição, pela República e a Revolução de 30. Lula é o quarto marco. (FSP, 29/10/02.)

O jornal Público (português): Lula bate recorde na história da democracia. Numa eleição exemplar, Lula vai liderar o quinto maior país da Terra, a 11ª economia do mundo e o maior país de língua portuguesa do planeta. (FSP, 29/10/02.)

Horst Köhler, diretor-gerente do FMI: O forte resultado eleitoral apresenta ao presidente eleito uma oportunidade histórica para atender às aspirações econômicas e sociais da população do Brasil. (FSP, 29/10/02.)

Fábio Barbosa, presidente do ABN Amro Bank: Não tenho medo do Lula. (Época, 28/10/02, p. 45.)

Paulo Moreira Leite, diretor de redação de Época: Será injusto julgar os primeiros passos de um governo Lula pelo boletim acadêmico de Fernando Henrique Cardoso. Lula foi eleito como candidato da mudança. Conquistou nas urnas o direito de modificar o que está estabelecido, de experimentar, de governar à sua maneira, com a própria engenharia. (Época, 28/10/02, p. 39.)

Roberto Jeha, vice-presidente da FIESP: Lula tem todas as condições de reparar o Estado brasileiro e fazê-lo funcionar novamente. (Veja, 2/10/02, p. 50.)

Eric Hobsbawm, historiador: [A vitória de Lula] é um dos poucos eventos do começo do século 21 que nos dá esperança para o resto deste século. (FSP, 13/11/02.)

Stephen Kanitz, administrador: Lula deveria ter dado graças a Deus por não ter PhD. Por isso, ele observou a realidade brasileira, e não os livros de economia, para saber que a questão seria o social, a opção que tomou em sua campanha. (Veja, 30/10/02, p. 24.)

Luciano Coutinho, economista: Lula tem muitas qualidades e uma delas é que ele sabe que não sabe tudo. Por isso, aprendeu a ouvir e a aceitar críticas, ao contrário de outros políticos com formação acadêmica. (Veja, 25/9/02, p. 40.)

Jacques Attali, ex-conselheiro especial de François Mitterand por dez anos: Eu não vejo nenhuma razão para que o Lula e um governo socialista democrático não tenham sucesso. Nós temos na França há muito tempo presidentes vindos da esquerda e não assustamos o mundo. (FSP, 10/11/02.)

Massimo D’Alema, presidente do Partido Democrático de Esquerda (o ex-Partido Comunista Italiano): Seria gravíssimo que a esperança colocada em Lula não só pelo Brasil como pelo continente inteiro fosse traída. (FSP, 13/11/02.)

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.