Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Capa

Retratos da violência

A guerra civil no Congo matou 2,3 milhões de pessoas nos últimos dois anos. Esse número inclui os mortos em combate e as vítimas da fome e de doenças, em conseqüência da anarquia nacional.

Em Mianmar há 50.000 soldados-crianças, com menos de 15 anos de idade.

O indiano Veerappan, o criminoso mais procurado da Índia, já assassinou pelo menos 120 pessoas, cortando-lhes a cabeça.

Dois meses antes de nascer, o bebê João Pedro recebeu um tiro no pescoço e teve de levar 30 pontos. Ele ainda estava no útero da mãe, quando ela foi atingida no abdômen, na periferia de Brasília, em julho de 2000.

Em 48 nações, 600 milhões de pessoas sobrevivem com um dólar por dia, cerca de 54 reais mensais, um pouco mais de um terço do miserável salário-mínimo brasileiro.

Para se ter um bebê de proveta, a família gasta em média dez mil reais por tentativa. Por esse mesmo valor, assassinos profissionais tiram a vida a alguém, no distrito de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.

A cada três horas um brasileiro morre pelas mãos de um menor de idade. Em 1999 foram mais de 3.200 homicídios, duas vezes mais que em 1998.

Há mais de um milhão de crianças e adolescentes presos ao redor do globo, mais de 10% só nos Estados Unidos, onde um em cada quatro crimes violentos tem a participação de menores de 18 anos.

A cada mês as minas antipessoais matam cerca de 800 pessoas e ferem milhares de outras. Teriam provocado 36 mil amputações no Cambodja e 23 mil na Somália. Estima-se em 65 milhões as minas antipessoais que continuam a ameaçar a população e a vida selvagem de 56 países, de Angola à Nicarágua, da Eritréia ao Laos.

É apenas um brinquedo, um brinquedo sem graça, um brinquedo altamente nocivo, um brinquedo que clama aos céus. Trata-se do Marv, um boneco sentado numa cadeira elétrica, que revira os olhos e se contorce todo quando a criança aperta o botão para o eletrocutar. O boneco está à venda aos adolescentes dos Estados Unidos.

Um avião de combate custa o mesmo que dar escola a um milhão de crianças (Mahbub Ul Haq, economista e editor do Relatório do Desenvolvimento Humano).

Entre os doze apóstolos de Jesus e os doze bandidos mais procurados no Brasil, a diferença é como entre o céu e o inferno. Os doze criminosos têm idade média de 36 anos e já cometeram 121 assassinatos. O mais novo tem 20 anos e cometeu oito homicídios. O mais velho tem 48 anos e cometeu quatro homicídios e um latrocínio. Quatro são paulistas, três são mineiros, três são pernambucanos, um é goiano e outro é do Distrito Federal. Dos doze, sete ainda não foram condenados pela justiça. Os outros cinco foram condenados a 104 anos de reclusão. Mas todos estão foragidos. Os doze bandidos cometeram cinco assassinatos, 33 latrocínios e 43 homicídios, em média dez crimes de morte para cada um.

Angela Maria Santana da Silva acabara de fazer uma cirurgia de útero. Foi levada para um quarto de pós-operatório no sexto andar do Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. De repente, foi ferida na perna por uma bala perdida, proveniente de um tiroteio entre traficantes rivais do Morro da Cachoeirinha, vizinho ao hospital.

A cada 24 horas, 87 pessoas são assassinadas, 127 são feridas, 79 carros são roubados, dois bancos são assaltados e oito pessoas são seqüestradas na Colômbia.

Em 1999 houve 33.048 casos de suicídio no Japão — 185 a mais que no ano anterior. Cerca de 70% eram homens. Problemas de saúde e econômicos foram as principais causas das mortes.

Pelo menos 35 mil adolescentes são molestados sexualmente a cada ano na Inglaterra, onde há mais de 110 mil pedófilos, segundo o semanário News of the World.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.