Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Notícias históricas


Francisco Xavier morre aos 46 anos e não realiza seu intento de evangelizar a China
Depois de passar dez anos na Índia e 37 meses no Japão, o missionário espanhol Francisco Xavier, de 46 anos, morreu de esgotamento nas proximidades de Cantão, na China, para onde estava indo. Nascido no castelo de Xavier, próximo a Pamplona, em 1506, o jovem fidalgo foi estudar em Paris e ali ficou como professor. Influenciado por um de seus alunos, o conterrâneo Inácio de Loyola, que havia fundado a Companhia de Jesus em 1534, Xavier partiu para a Índia como missionário 8 anos depois, com a idade de 36 anos. Um dos seus ministérios foi o pastoreio e a doutrinação de uns dez mil indianos batizados em massa alguns anos antes e largados à própria sorte. Em 1548, Xavier se encontrou com um refugiado japonês chamado Yajiro, em Goa, e com ele partiu para o Japão no ano seguinte. Por coincidência, desembarcou em Kagoshima, cidade natal de Yajiro, no dia do 15º aniversário da fundação da Ordem dos Jesuítas, em 15 de agosto de 1549, há 450 anos. Embora tivesse sérias dificuldades com a língua e com o intérprete, Xavier deixou três pequenos grupos de convertidos, em pouco mais de dois anos de trabalho, antes de viajar para a China. Ele é reconhecido como um dos mais notáveis missionários da igreja cristã. 


Sociedade interna da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro lança jornal para alcançar os não-alcançados da capital federal
Há cem anos, apenas 0,3% dos 700 mil habitantes do Rio de Janeiro ouviam regularmente a pregação do evangelho nos diferentes templos. Era preciso alcançar um número maior de pessoas. Com essa preocupação, a Associação de Propaganda da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro fundou, em 8 de junho de 1899, o jornal Puritano, “exclusivamente dedicado à propaganda do evangelho”, fugindo portanto de questões internas e de polêmicas interdenominacionais. O jornal saía semanalmente e tinha oito páginas. Vinte por cento da tiragem era distribuída gratuitamente, inclusive entre transeuntes. Mais tarde modificou seus objetivos e tornou-se órgão oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 1958, faltando apenas 12 meses para completar 60 anos de existência, o Puritano cedeu lugar, juntamente com o Norte evangélico, para a criação do atual Brasil presbiteriano


Concílio depõe dois papas e elege outro
Ninguém sabia com certeza quem era o verdadeiro sucessor de São Pedro. A confusão vinha desde a morte do papa Gregório XI, em 1378. Desde então havia dois papas, apoiados por duas facções da igreja. Era o chamado Grande Cisma do Ocidente. Para tentar resolver a questão, realizou-se o Concílio de Pisa, com a presença de 500 prelados. Na época, dois papas — Gregório XII e Bento XIII — reclamavam seu direito ao trono pontifício. Com a renúncia de ambos, o Concílio elegeu Alexandre V no dia 26 de junho de 1409, precisamente há 550 anos. Mas o problema só ficou resolvido em definitivo 8 anos depois, por ocasião do Concílio de Constança, em 1417, um século antes da Reforma Protestante, porque Gregório XII e Bento XIII voltaram atrás e, mesmo depostos, continuaram a reclamar seus direitos. O Grande Cisma do Ocidente durou 40 anos.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.