Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias — Notícias católicas


Bispos brasileiros, portugueses e africanos vão encenar a Primeira Missa
No dia 26 de abril do ano que vem, numa quarta-feira, 500 bispos católicos (300 do Brasil e 200 de Portugal e países africanos) vão encenar em Santa Cruz Cabrália o primeiro ato de fé cristão celebrado no Brasil, logo depois do seu descobrimento, há 500 anos. Naquela ocasião havia só dois grupos de cristãos, os chamados católicos-romanos (a igreja ocidental) e os chamados ortodoxos (a igreja oriental). A reforma religiosa que daria origem à igreja protestante seria deflagrada 17 anos depois, com a afixação das 95 teses de Lutero contra o escândalo do tráfico das indulgências nas portas da igreja de Todos os Santos, em Wittenberg, na Alemanha. Entre a primeira missa católica e a primeira celebração da Santa Ceia nos moldes reformados aqui no Brasil há um espaço de 56 anos, 11 meses e 18 dias. A cerimônia evangélica foi ministrada pelo pastor calvinista Pedro Richier no Rio de Janeiro em 10 de março de 1557, 40 anos depois da Reforma. Mas nem a primeira missa católica nem o primeiro culto protestante foram as primeiras manifestações religiosas em solo brasileiro. Os indígenas aqui encontrados tinham suas religiões e seus ofícios religiosos. 


Roma dá oportunidade aos encarcerados
O Vaticano vai publicar um catálogo de cartões postais produzidos por detentos de todo o mundo. Os capelães deverão divulgar a notícia e oferecer o material necessário. Os trabalhos precisam ser enviados à Inspetoria Geral dos Capelães (Via Aurélia, 70 — Roma — 00186) até o final de janeiro de 2000, acompanhados dos dados do autor e com um título. Depois de selecionados por um júri especial, as ilustrações, além de publicadas, serão expostas em Roma por ocasião do Jubileu dos Encarcerados, no dia 9 de julho. Os desenhos devem ter caráter religioso. 


Papa João Paulo II insiste na paz
“A paz é possível se a humanidade busca e encontra Deus, que é o Deus da paz. Deus quer a paz e, portanto, a paz é possível.” Será nesta direção a mensagem que o papa João Paulo II vai pronunciar no Dia Mundial da Paz, a ser celebrado em 13 de janeiro de 2000. Ao contrário do que se tem afirmado e posto em prática, “as armas revelam-se inadequadas para se construir a paz”. “A guerra” — insiste o papa — “leva apenas à tragédia e ao desespero, fazendo vítimas inocentes e destruindo vidas e casas, famílias e povos”. Porém “não basta mais fazer calarem as armas para se ter a paz”, pois ela “abrange cada aspecto da vida social: desenvolvimento, economia, direitos humanos e salvaguarda da criação”. O tema para o próximo Dia Mundial da Paz será “Paz na terra aos homens por Deus amados” (amados e não armados). 


Bispo mineiro escreve a biografia do mais famoso bispo africano
Quando o bispo emérito da Diocese de Luz, em Minas Gerais, Dom Belchior Joaquim da Silva, de 80 anos, leu em francês a biografia de Santo Agostinho, de Louis Bertrant, ele não se conteve. Tão obcecado ficou com a conversão de Agostinho aos 32 anos, depois de uma vida depravada, que resolveu também escrever a biografia do bispo de Hipona, sob o título Agostinho, o africano, escândalo no pecado, escândalo no amor. Dom Belchior vê muita semelhança nos tempos de Agostinho e nos de hoje. “A multiplicidade de religiões que hoje vão surgindo negando ora a divindade de Cristo, ora o valor da graça e dos sacramentos, levando a pobre humanidade ao caos da astrologia, da feitiçaria, da macumba e da incredulidade, transporta-nos ao grande bispo de Hipona, face ao arianismo, maniqueísmo, donatismo, pelagianismo e o mundanismo grotesco e animalesco daquela época.” O livro de Dom Belchior Neto foi publicado em 1998 pela Editora Santa Clara.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.