Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Cartas


Yehoshuah Hamashiah
Estamos enviando à redação de Ultimato parte do material que o movimento Yehoshuah Hamashiah tem divulgado e ensinado aqui em nossa região. Por reconhecer a bênção e a influência de Ultimato, pedimos que a revista publique algo sobre o assunto, de maneira tal que tanto o douto como o simples venham a compreender.

Absalão Lopes Lira e Itamar da Silva Lima (pastores da Igreja Batista Nacional), José Batista do Nascimento (pastor da Assembléia de Deus) e F. Rodson S. Souza (pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil)
Presidente Médici, RO

Ultimato — Veja o artigo Jesus ou Yehoshuah?, de Carlos Caldas.

Retificação
Queremos, em nome da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, fazer uma retificação a respeito da nota publicada à página 17, no último número dessa prestigiosa revista (julho/agosto). Na verdade, a IPI não decidiu, como afirma a nota, “dentro de um ano, oferecer a Ceia do Senhor às crianças”. A Assembléia Geral da Igreja, reunida em Campinas, SP, em fevereiro deste ano, sequer se pronunciou sobre o assunto. Que Deus continue a abençoar a revista Ultimato.

Rev. Éber Ferreira Silveira Lima, Secretário executivo da I.P.I. do Brasil
Londrina, PR

Postura social cristã
Louvo a Deus pela postura social cristã que a Ultimato tem apresentado. Não podemos viver e defender nossa fé alheios às necessidades sociais tão evidentes em nosso país. Creio que Nosso Senhor Jesus Cristo estabeleceu a igreja para conceder uma oportunidade aos menos favorecidos, no sentido de encontrarem abrigo, afeto e uma vida restaurada. Que a atual e degradante situação política de nosso país não venha a intimidar, muito menos influenciar esta revista em proclamar a genuína mensagem cristã.

Pr. Lael Meirelles de Andrade
Rolândia, PR

Estímulo
Ultimato é a única revista evangélica que procuro ler integralmente. Tem sido de grande estímulo para meu ministério e fonte de informações difíceis de se encontrar em outras revistas. A qualidade da matéria é excelente e equilibrada.

Pr. Gary James Bryar
Campinas, SP

A arte da reanimação
Escrevo com o propósito de informar que, pela graça de Deus, ainda estou viva. Portanto, continuo como assinante de Ultimato. Deleito-me e cresço com a leitura da revista. O artigo A arte da reanimação, que saiu no início do ano, foi um tônico para mim. Mexeu-me aí por dentro. Li-o umas três vezes. O resultado tem sido positivo em minha vida. Fiquei alerta com relação ao “enfado e canseira” de que a Bíblia nos adverte. Também gosto muito de “viajar” com o Mineiro pelas longínquas paragens do planeta. É um deslumbramento.

Juracy Fialho Viana
Recife, PE

Unção
Aproveito a oportunidade para cumprimentar essa excelente revista pela unção, espiritualidade, isenção e imparcialidade com que são tratados e publicados os assuntos, com temas sempre atuais e que nos fazem refletir sobre nossa condição de servos de Deus. Rogo a Deus que Ultimato nunca fuja à verdade que sempre tem proclamado, pois ela é de suma valia para o povo evangélico, que até mesmo pauta sua fé em muitos de seus artigos.

Adilomar Lopes Moreira
Santa Maria, RS

Antes de amarrar Satanás
Estou impressionado com o conteúdo das mensagens que o livro Antes de amarrar Satanás..., da Editora Ultimato, derrama sobre nós. Percebi-me com muitas mazelas arraigadas ao casco de minha vida, quais mariscos ou cracas. Para retirar esses males, só Jesus Cristo.

Francisco Carlos de Souza
Mogi das Cruzes, SP

Joio no trigo
Minha mãe esteve nos EUA no início do ano e teve contato com alguns crentes brasileiros que moram lá. Nessa visita, ela ouviu o testemunho de uma senhora que contou que havia sido liberta por Deus das garras do espiritismo e de um câncer terminal. Além disso, Deus lhe teria dado dois sinais que autentificavam seu ministério. Um deles, seria o ouro que sai de seus cabelos; o outro, o óleo especial que sai de suas mãos para unção. Motivado por esse relato, resolvi convidar a dita senhora para vir a Brasília e contar seu testemunho. Ela falaria em várias igrejas. No primeiro dia descobrimos que tudo era falso. O que ela e seu marido queriam era o dinheiro das igrejas.

Marcelo Meireles Lobão
Brasília, DF

Ecumenismo
Recebemos com certa regularidade em nosso Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC) a revista Ultimato. Gostaríamos que atualizassem a nossa caixa postal. Na certeza de merecermos sua atenção, deixamos registrados nossos protestos de estima e consideração, ao mesmo tempo em que reconhecemos o seu grande trabalho pela causa do ecumenismo e do diálogo religioso, e pela convivência pacífica de todos quantos vivemos para tes-temunhar a ação do reino de Deus entre nós.

Pe. Nilo Buss, reitor do SEFISC
Brusque, SC

Gostaria de saber se a revista Ultimato é evangélica, católica ou ecumênica.

Márcio Wellington de Almeida
Itaberá, SP

Conheci Ultimato há tempo. Morava em Florianópolis e a lia na biblioteca do Instituto Teológico de Santa Catarina. Desde fevereiro estou em Chapecó. Na minha opinião, a revista tem crescido muito em sua orientação ecumênica. Em anos passados apareciam alguns artigos um pouco agressivos em relação aos católicos. Nos últimos anos já não é mais assim. Gostei muito da matéria sobre o idoso e do artigo Pastores em perigo, de Ricardo Gondim, no último número.

Manoel João Francisco
Chapecó, SC

A impressão que se tem ao se decodificar determinados artigos de Ultimato é que esta revista é mesmo favorável ao ecumenismo. Mas, seria este o desejo do Mestre, quando declarou ao Pai: “a fim de que todos sejam um ... para que o mundo creia que Tu me enviaste” (Jo 17.21)? Creio que se estivesse vivo, o saudoso pastor Ezequias Batista dos Santos decepcionar-se-ia com a Ultimato, já que não é a mesma do princípio. (Pastor Ezequias era assinante da revista na década de 70 e falava muito bem dela, mas era contra o ecumenismo.)

Prof. Marcos Alves de Andrade
Vitória da Conquista, BA

Ultimato é excelente. Só questiono o porquê de tanto espaço para os católicos nesta amada revista. Qual a real intenção? Nos consideramos um só corpo com eles? Quais os riscos de tal abertura? Congrego na Segunda I Presbiteriana de Juiz de Fora.

Carlos Fortunato da Silva
Juiz de Fora, MG

Sou pregador da Renovação Carismática Católica, onde ministro a Palavra de Deus, com ênfase na busca do avivamento e guerra espiritual. A Comunidade Carismática Gabaon, que pastoreio, faz parte de uma grande paróquia em Pelotas, RS. Conheço há anos a revista Ultimato, considerada por muitos, inclusive por mim, a melhor revista evangélica e, por que não dizer, a melhor revista cristã do Brasil. Favor me enviar exemplares antigos que versem sobre ecumenismo, pentecostalismo, história da Assembléia de Deus, renovação católica, traduções bíblicas, missões etc.

Rafael Vitola Brodbeck
Pelotas, RS

Ultimato — Veja Ecumenismo — a posição da revista Ultimato.

Imagens
Louvamos a imensa boa vontade de Ultimato de não atritar. Também a apresentação gráfica está impecável. A balela da “adoração” das imagens ultimamente tem voltado com menor freqüência. A Igreja Católica nem sequer venera imagens. Também aqui, mal-entendido e má-fé andam casados. Nas imagens, através das imagens nós veneramos os servos e as servas de Deus que merecem imitação, assim como nas imagens de Cristo, através das imagens dele nós o adoramos. Nós não adoramos imagens feitas de gesso, madeira ou impressas em papel. O ensino da Igreja Católica com relação a este campo é contínuo, mas ela ainda não conseguiu impedir que certas camadas mais ignorantes do povo continuem exagerando. E qual é a religião em que não há exageros?

Frei Elzeário Schmitt, OFM
Gaspar, SP

Precisamos repetir com maior freqüência as palavras de Jesus à mulher samaritana: “Deus é espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.24).

Revista séria
Faz alguns meses que estou morando no Brasil, depois de quase 10 anos em Nova York. Lá tive acesso a revistas cristãs de excelente qualidade, como, por exemplo a Modern Reformation. Eu já tinha perdido a esperança de encontrar uma revista evangélica séria aqui no Brasil, quando me deparei com Ultimato na Igreja Presbiteriana da Gávea.

Alfredo Corrêa
Rio de Janeiro, RJ

Temos sido grandemente abençoados com os artigos edificantes e oportunos, escritos por pessoas vocacionadas para esse ministério. Estamos orgulhosos de ter no Brasil uma revista de excelente nível como Ultimato.

Raquel e Wesley A. Godoy
Davis, California, EUA

Assunto conhecido
Os artigos de Ultimato são muito interessantes e não podem faltar! Muitas vezes, ao ouvir pregações aos domingos, noto que o assunto já me era conhecido. Claro, o pastor a pregar já havia lido a Ultimato.

Missionária Liana Serfas
Viseu, Portugal

Mineiro
Por que o Mineiro com Cara de Matuto não vem fazer uma visita à nossa ilha? São Luís do Maranhão é Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Aqui também é Nordeste. Não o são apenas Bahia, Ceará e Pernambuco.

Rogéria Gusmão
São Luís do Maranhão, MA

O Mineiro só vai para fora do país? Vê se ele não quer vir a Pirassununga. Vai ser um prazer recebê-lo aqui.

Maria Aparecida Gomes da Silva
Pirassununga, SP

Do coração de Deus
Queremos receber a revista Ultimato para ser utilizada em nosso círculo de oração e para subsídio pastoral nas reuniões de jovens em nossas comunidades. Ultimato é uma revista vinda do coração de Deus para nós. Desejamos tê-la em nossa mesa de trabalho.

Pe. Paulo César Polidoro
Viena, MA

Credo Apostólico
Folheando alguns livros de história da igreja, pude ver que o Credo Apostólico foi escrito em um momento de crise, quando ela estava perdendo a sua identidade, face ao gnosticismo, montanismo, maniqueísmo e aos ebionotas. O Credo resgata de forma simples a essência da fé cristã e evangélica. A primeira coisa que o Credo fez foi dar uma base de fé para que as Escrituras não fossem interpretadas alegoricamente, coisa muito comum nos dias de hoje. A segunda foi dar um trilho sobre o qual os fiéis pudessem andar. O Credo Apostólico faz lembrar do que cremos, de quem somos, de onde estamos e do que devemos fazer. Precisamos redescobrir o Credo hoje!

Eraldo Luís P. Gasparini
Rio Verde, MS

Saudades
Sinto saudades das matérias mais incisivas e provocativamente bíblicas que circularam na revista entre 1988-93, bem como de temáticas no nível de Consumismo e Tudo é vaidade. Parabéns para Valdir Steuernagel e Ricardo Gondim.

Daniel Dantas
São Paulo, SP

Áustria
Com satisfação acuso o recebimento do livro O Mineiro com Cara de Matuto ao redor do mundo e o último número da revista Ultimato, pelo que muito agradeço. Com alegria e interesse li o artigo sobre a Áustria e quero parabenizá-los pela fantástica obra e ao mesmo tempo desejar-lhes sucesso em todas as iniciativas junto ao trabalho e para o bem do povo.

Manfred Ortner, Embaixador da Áustria
Brasília, DF

Cruz vazada
Tomei conhecimento por meio desta conceituada revista do projeto da cruz vazada. Gostaria de utilizá-lo em uma de nossas capelas.

Pe. José Andrade Paz
Jussari, BA

Solicito o projeto da cruz vazada para encaminhá-lo à apreciação da Câmara Municipal, no desejo de que seja erigida numa praça de um novo setor. Pretendo ainda apresentar o projeto ao comandante geral da Polícia Militar do Estado de Goiás a fim de que seja colocada nos jardins das capelas das academias de oficiais e praças.

Pr. Taumaturgo Delmondes,
Senador Canedo, GO

Estamos construindo o nosso templo definitivo com grande alegria, motivo pelo qual gostaríamos de receber o projeto da cruz vazada para apresentá-lo à diretoria da Igreja Batista Independente Nova Aliança.

Francisco Carlos Xavier
Angatuba, SP

Há tempos sou leitor assíduo de Ultimato e louvo a Deus por sua existência. Gostaria de receber o projeto da cruz vazada para colocar num local visível e central aqui na Paraíba. Sou pastor da Igreja Presbiteriana do Bairro dos Estados.

Rev. Isaque A. Ferreira
João Pessoa, PB

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.