Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Pastorais 99

9. Fique em casa


Uma pequena conquista é suficiente para deixar você um tanto vaidoso. Foi o que aconteceu com Amazias, rei de Judá. Ele venceu os edomitas; então, cheio de si, enviou mensageiros ao rei de Israel com o seguinte recado: “Vem, meçamos armas” (2 Rs 14.8). Ele estava provocando uma guerra por deleitamento, sem se importar com o número de vítimas de ambos os lados. Amazias queria demonstrar outra vez seu poder, sua coragem, suas armas, suas estratégias, sua superioridade.

Embora o rei de Judá estivesse mais perto de Deus que o rei de Israel, foi este que se mostrou mais sábio e maduro. Jeoás acusou Amazias de infantilidade: “Na verdade feriste os edomitas, e o teu coração se ensoberbeceu; gloria-te disso e fica em casa; por que provocarias o mal para caíres tu e Judá contigo?”

Todavia o rei de Judá não deu ouvidos ao rei de Israel e os dois se enfrentaram. Amazias foi derrotado e preso por Jeoás, que ainda derrubou cerca de 200 metros da muralha de Jerusalém e pilhou os tesouros que estavam no templo e na casa do rei (2 Rs 14.8-14). Foi uma humilhação pública e desnecessária, provocada por um cego processo de envaidecimento. Se Amazias tivesse ficado em casa, como aconselhou Jeoás, nada disso teria acontecido.

Você precisa aprender a ficar em casa e não se expor perigosa e inutilmente. Ficar em casa no contexto da história significa conter-se, controlar a euforia, não embriagar-se com o sucesso. A vaidade faz parte da natureza humana. É sempre atiçada por ocasião de um empreendimento bem sucedido. Cumpre a você dominar o desejo de aparecer, o desejo de medir armas, o desejo de açambarcar o mundo inteiro.

Deus o abençoe!

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.