Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Uma sociedade cada vez mais descrente

Prateleira inaugura hoje a série especial "Ultimato 40 anos — Encontro de Amigos". Publicaremos neste espaço, até o dia do encontro, textos de palestrantes falando um pouco sobre o que irão expor durante o evento.

Começamos pelo historiador e pastor Alderi Souza de Matos. Ele vai participar da mesa-redonda “Há 40 anos! E hoje?”, no dia 31/07, às 14h30, ao lado de Robinson Cavalcanti e Paul Freston. A moderação da mesa caberá ao editor de Ultimato, Marcos Bontempo. Boa leitura!

Segundo o último Censo Geral do IBGE (2000), 12,5 milhões de habitantes se declararam “sem religião” (de um total de 170 milhões) no Brasil. Para comparação, o número de pentecostais era de 17,6 milhões.

A questão de fé e incredulidade varia muito de um lugar para outro, de uma época para outra. É preciso fazer as seguintes distinções:

• Descrentes absolutos – aqueles que não crêem em nada, não têm nenhuma convicção religiosa (ateus, materialistas, agnósticos).

• Descrentes no cristianismo – adeptos de outras religiões, entre elas as novas religiosidades ou espiritualidades do pós-modernismo.

• Descrentes práticos – aqueles que crêem teoricamente, mas vivem com se não cressem (crentes nominais); seus filhos tendem a se afastar por completo da fé.

Uma sociedade cada vez mais descrente constitui-se um grande desafio para a Igreja Evangélica Brasileira. Precisamos de um evangelismo íntegro e bíblico, uma ênfase na apologética e uma coerência entre fé e conduta.


Ultimato 40 anos — Encontro de Amigos
31 de julho a 02 de agosto
Viçosa – MG
Confira a programação e faça sua inscrição: www.ultimato.com.br/40anos
Autor de A Caminhada Cristã na História, Alderi Souza de Matos é pastor presbiteriano e professor no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper, em São Paulo. É bacharel em teologia, filosofia e direito, mestre em Novo Testamento (S.T.M.) e doutor em História da Igreja (Th.D.). É também o historiador da Igreja Presbiteriana do Brasil e escreve a coluna “História” da revista Ultimato.
  • Textos publicados: 5 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.