Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Terra Santa, povo nem tanto

Se você acha que política e religião não se misturam, é bom conhecer um pouco da história do permanente conflito entre Israel e a Palestina. Ali, religião e política estão completamente entrelaçadas.

Um conflito complexo que, além do Oriente Médio, envolve também as grandes potências mundiais. E, claro, também os brasileiros. Especialmente os brasileiros cristãos, que parecem os mais apaixonados quando o assunto é a “Terra Santa”.

Ultimato acaba de lançar De Quem é a Terra Santa?, de Colin Chapman, escritor e professor com larga experiência em estudos tanto no Oriente Médio como no Reino Unido.

E Chapman vai direto ao ponto. Quando perguntamos: “A quem pertence a terra?”, que tipo de pergunta estamos fazendo? Estamos falando de leis internacionais, sobre fronteiras, soberania de Estado? Ou estamos falando de religião e perguntando se um grupo em particular pode reivindicar um direito a terra com base nas suas crenças religiosas?

O que está acontecendo na “Terra Santa” é parte do cumprimento das profecias e promessas do Antigo Testamento? O Pacto com Abraão deve ser reinterpretado sob a luz da chegada do Reino de Deus em Jesus?

Enfim, como entender a história e a política de um lado e a Biblia e a teologia de outro?

De Quem é a Terra Santa começa com a história – para uma compreensão mínima da natureza do conflito – e, então, recorre à Bíblia para tentar encontrar sentido nos acontecimentos históricos. Para Gary M. Burge, escritor e professor do Wheaton College, trata-se do “principal livro para os cristãos que querem pensar de forma cristã o conflito Israel–Palestina”.

Leia mais
Qual é o futuro do Israel de Deus?


Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 924 [ver]

Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.