Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Somália corre risco de catástrofe alimentar, alertam ONGs

A Somália, destruída por uma guerra civil desde 1991, corre o risco de uma catástrofe alimentar devido à ausência de chuva, à intensificação do conflito e à diminuição de ajuda, alertaram ontem (7/5) organizações humanitárias.

Mais de 50 mil crianças com desnutrição grave estão à beira da morte, informou uma liga de 22 organizações humanitárias internacionais e somalis, ressaltando que cerca de três milhões de pessoas estão em situação de crise humanitária, entre as quais mais de um milhão tiveram que abandonar as suas casas.

“Se não agirmos agora, corremos o risco de a crise atual se transformar em uma catástrofe”, disse o representante do Comitê de Oxford de Combate à Fome (Oxfam, sigla em inglês), Ed Pomfret, assinalando que este é o segundo ano sem chuvas na Somália.

Cerca de 260 mil pessoas, metade das quais crianças, morreram de fome entre 2011 e 2012 no país, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceu que os sinais de alerta, visíveis nos últimos dois anos, não resultaram em uma resposta suficiente.

“A situação é alarmante e as pessoas perdem a esperança”, disse o representante da organização não governamental (ONG) somali, Wasda, Bashir Hashi, que trabalha em algumas das regiões mais afetadas do Sul do país, área tradicionalmente fértil e considerada o celeiro do território.

As áreas mais afetadas são Basse e Moyenne-Shabelle, no Norte da Somália, palco de combates entre os radicais islâmicos do Al Shebab e os soldados da União Africana (UA). A fome também é grande na região autônoma da Puntlândia, a Nordeste da Somália, e que forma a ponta do Chifre da África.

Ed Pomfret disse que os apelos de fundos só registraram uma resposta equivalente a 12% do necessário e que estão em falta R$ 1,8 bilhão.


Com informações da Agência Brasil e da Agência Lusa.

Legenda: 2,9 milhões de somalis necessitam de ajuda. Foto: Oxfam International
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.