Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Faculdade traz o teólogo Jürgen Moltmann ao Brasil

Autor da “Teologia da Esperança” e um dos teólogos mais relevantes da pós-guerra, o alemão Jurgen Moltmann virá ao Brasil para participar do Seminário Internacional de Teologia. Promovido pela Faculdade Unida, o encontro acontecerá de 19 a 21 de setembro, em Vitória, ES.

Moltmann é considerado por alguns como o teólogo europeus que mais entendeu a América Latina, onde esteve pela primeira vez em 1977 visitando Argentina, Brasil, Trinidad e Tobago e México. Foi nesta viagem que teve contato direto com teólogos da libertação, o que, posteriormente, influenciaria uma aproximação de suas reflexões teológicas ao contexto latino americano.

Segundo a coordenação do Seminário, a teologia de Moltmann é “comprometida com as questões dos direitos humanos, sempre inspirado pelo Jesus crucificado e ressurreto que carrega sobre Si as marcas da vida, da esperança e da justiça”.

Com o tema “Vida, Esperança e Justiça: Jürgen Moltmann e a América Latina”, o encontro oferecerá aos participantes vários seminários temáticos, tais como: “Religião e Esfera Pública”, “Protestantismos e Sociedade”, “O Pensamento de Jürgen Moltmann”, “Religião, Gênero, Violências e Direitos Humanos”, “Narrativas Sagradas: Justiça e Esperança” e “Diversidade Religiosa e Étnico-Racial”.

Outros palestrantes que participarão do seminário são: Dr. Craig Barnes, presidente do Seminário Teológico de Princeton, Dra. Uta Andrée da Missionsakademie de Hamburgo (Alemanha), Dr. Rudolf von Sinner, professor da Faculdades EST e o Dr. Levy da Costa Bastos, diretor do Seminário Metodista César Dacorso Filho.

ENTREVISTA

Leia a seguir a entrevista sobre o seminário que o diretor geral da Faculdade Unida e coordenador do seminário, Wanderley Pereira da Rosa, concedeu ao Portal Ultimato.

Portal Ultimato – O tema do seminário é "Vida, Esperança e Justiça: Jürgen Moltmann e a América Latina". Como a igreja do nosso continente pode se beneficiar da teologia de Moltmann hoje?

Wanderley Rosa – O Moltmann foi muito provavelmente, nas últimas décadas, o teólogo europeu mais influente na América Latina. Ele mesmo narrou algumas vezes que em sua primeira visita ao nosso Continente, em 1977 ele foi profundamente impactado. Após visitar Instituições em Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, ele rumou para o México. Em São Paulo e no Rio ele palestrou em Instituições metodistas e teve contato com teólogos protestantes brasileiros. Em Recife ele se encontrou com Dom Helder Câmara e discutiu teve uma conversa com ele sobre direitos humanos, a partir da perspectiva da morte e vitória de Jesus sobre a morte e o inferno. No México ele teve um encontro, segundo suas próprias palavras, “duro, mas cordial”, com teólogos latino-americanos. A face concreta da pobreza latino-americana o conduziu a uma nova reflexão sobre sua teologia e, ao mesmo tempo, sua teologia possibilitou novas reflexões para os teólogos latino-americanos. Após isso, por muitos anos ele apoio o trabalho de formação teológica, a partir de visitas regulares à Nicarágua.

Muitos anos se passaram. A maior parte das ditaduras daqueles tempos findou. Contudo, nosso continente ainda padece de grande pobreza e injustiça. Governos populistas, corrupção e violência de toda sorte ainda castigam o povo latino-americano. A Teologia de Jürgen Moltmann pode ser expressa por estas três palavras: vida, esperança e justiça. Sua reflexão cristã é sempre feita a partir do Cristo Crucificado. O seguimento deste Cristo nos aponta um caminho de esperança e justiça como alternativa a uma realidade de desesperança. O discipulado de Cristo, para Moltmann, nos compromete com a intervenção e transformação desta dura realidade, sempre com os olhos fixos numa outra realidade, a do Reino de Deus.

Qual o público esperado para o evento?

Os eventos que temos feito têm sido frequentados por estudantes de teologia e ciências das religiões, professores, pesquisadores e por membros de igrejas em geral. São esperadas 350 pessoas de vários Estados brasileiros.

Como você apresentaria Moltmann para quem não o conhece ainda?

Devemos lembrar que Jürgen Moltmann é o autor do livro “Teologia da Esperança”, um clássico da teologia contemporânea lançado em 1965. Sua teologia, marcada pela esperança desde o início, nasceu de sua experiência pessoal durante a Segunda Grande Guerra. Em 1943, aos 17 anos de idade, ele foi colocado, junto com seus colegas de escola, em baterias antiaéreas em sua cidade natal, Hamburgo (Alemanha). O nome da operação que fez Hamburgo arder em chamas foi “Sodoma e Gomorra”. Nesta ocasião, pela primeira vez, Moltmann clamou por Deus: “Meu Deus, onde estás?” Durante três anos como prisioneiro na Escócia e Inglaterra ele buscou por uma resposta. Ele narra que travou batalhas com Deus, nesta época. Após experiências no campo de prisioneiros e de receber uma Bíblia de um capelão inglês, Moltmann se converteu para se tornar um dos cristãos mais notáveis de nossos tempos, além de um teólogo ímpar.

Você acha que está faltando mais esperança nas reflexões teológicas? Se sim, por quê?

A teologia no Brasil, de modo geral, não apresenta a esperança cristã. Têm apresentado soluções fáceis, como produtos de um supermercado que podem resolver todos os nossos problemas. A esperança cristã é escatológica. Escatológica no sentido do Reino de Deus que chegou a nós por Jesus Cristo. Esse Reino nos traz nova esperança à medida que ele nos apresenta um novo caminho, na medida em que ele inverte a lógica humana. Neste novo caminho, os humildes serão exaltados, os últimos serão os primeiros, terão autoridade aqueles que servem, os que se assentam nos últimos lugares, serão convidados para os primeiros... Essa não é uma esperança simplesmente de um futuro melhor. Mas, uma esperança que, com os olhos num futuro de possibilidades, nos compromete com a concretização dessas realidades escatológicas aqui e agora.

Qual o objetivo da Faculdade Unida ao realizar este seminário?

O objetivo da Faculdade Unida em primeiro lugar é homenagear este grande cristão e teólogo por toda a sua contribuição para a história do pensamento cristão e pelos seus 90 anos. Em segundo lugar, visa proporcionar para o público brasileiro a oportunidade última de se encontrar com Moltmann e desfrutar de momentos preciosos de aprendizado acadêmico e edificação espiritual.

Serviço
Evento: Seminário Internacional de Teologia.
Tema: “Vida, Esperança e Justiça: Jürgen Moltmann e a América Latina”.
Data: 19 a 21 de setembro.
Local: Vitória (ES).
Mais informações no site do seminário.

Leia também
Temos Esperança! 
Surpreendido pela Esperança
Apocalipse para Hoje (e-book gratuito) 
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.