Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Saúde integral e fé cristã

Declaração da Cidade do Cabo: sobre cuidado e aconselhamento em missão (Movimento Lausanne 2010)

Introdução

Vivemos em um mundo de sofrimento e fragilidade sem precedentes. Estas condições humanas incluem diferentes tipos e níveis de sofrimento social e psicológico que muitas vezes são minimizados, negligenciados ou não são tratados porque vão além do que as pessoas podem lidar em determinado momento, ou abordados a partir de perspectivas fora de contexto. Acreditamos que essas omissões são tanto injustas quanto caras para indivíduos e comunidades. Praticamente todos os principais problemas de saúde pública no mundo têm um componente psicossocial. Não há saúde sem saúde física, comunitária, psicológica.

Ao mesmo tempo, muitas vezes em determinadas regiões há uma escassez de recursos e treinamento para efetuar mudanças em comparação com o Ocidente. Por exemplo, em termos de uma medida específica, profissionais trabalhadores de saúde mental per capita, as estatísticas da Organização Mundial de Saúde indicam que tais recursos são 250 vezes mais abundantes em certas regiões do mundo do que outras. É imperativo que nós respondamos a essas necessidades de maneira consistente com nossos compromissos cristãos e com abordagens culturalmente sensíveis, holísticas, sistêmica e colaborativas.

Nossa esperança é que esta declaração vá nos apontar para a criação de um novo paradigma, para a aprendizagem mútua, capacitando a formação de profissionais de saúde mental, leigos e pastores de todo o mundo ao longo das quatro dimensões seguintes:

CONTINUE LENDO ESTE TEXTO NO BLOG DE LAUSANNE

Foto: Dale Eurenius / Freeimages.com

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.