Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Rio de Janeiro vai receber curso sobre Fé Cristã e a natureza da Ciência

Com a presença de cientistas e pesquisadores internacionais, a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²) realizará entre os dias 26 e 29 de julho o III Curso Faraday-Kuyper. Esta é a terceira edição do curso realizado pela associação e oferecerá uma programação com palestras e mesas redondas sobre o tema Fé Cristã e a natureza da Ciência.

As inscrições já estão abertas no link: III CURSO FARADAY-KUYPER
O evento oferece tradução simultânea de todas as palestras, já no pacote da inscrição.


Entre os palestrantes, nomes de destaque mundial envolvidos no diálogo entre fé e ciência, como Peter Harrison, René van Woudenberg, Denis Alexander, Roberto Covolan, Guilherme de Carvalho, Pedro Dulci e Rodolfo Amorim.

Temas a serem discutidos: A Natureza da Ciência, História da Ciência e Filosofia da Ciência numa perspectiva cristã. O curso, que tem expectativa de receber até 200 pessoas de várias cidades do Brasil, terá sua primeira edição no Rio de Janeiro. As anteriores foram realizadas em São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente.

Por que Faraday-Kuyper? A proposta do curso surgiu em um contexto de identificação com a tradição de teologia natural inglesa e com a forma holandesa de relacionar criação e redenção, natureza e graça. Além disso, historicamente, o projeto Pró-ABC² tem mantido uma relação próxima com o Faraday Institute for Science and Religion, da Universidade de Cambridge, trazendo preletores vinculados ao instituto e traduzindo material produzido pelo mesmo.

Para saber mais sobre o evento e os palestrantes, acesse www.cristaosnaciencia.org.br

PETER HARRISON - É Membro Laureado Australiano e Diretor da Center for the History of European Discourses. Foi educado na Universidade de Queensland e na Universidade de Yale. Antes de assumir a sua posição atual em 2012, foi durante alguns anos o Professor Andreas Idreos de Ciência e Religião e Diretor do Centro Ian Ramsey da Universidade de Oxford. Publicou extensivamente na área da história intelectual com um foco no pensamento filosófico, científico e religioso do período moderno adiantado. Ele foi um membro honorário em Oxford, Yale e Princeton, é um membro fundador da Sociedade Internacional de Ciência e Religião, e um membro da Academia Australiana das Humanidades. Em 2011, ele fez as Gifford Lectures na Universidade de Edimburgo.
Suas últimas publicações foram, mais recentemente, Os Territórios da Ciência e da Religião (2017), Wrestling with Nature: From Omens to Science (Chicago, 2011) e The Cambridge Companion to Science and Religion (Cambridge, 2010). Ele publicou mais de 70 artigos ou capítulos de livros.

RENÉ VAN WOUDENBERG - É professor de filosofia, nas áreas de especialização de epistemologia e metafísica. Fez Ph.D. com Nicholas Wolterstorff (que era, na época, professor da Universidade de Yale). Trabalhou por dois anos na Universidade de Notre Dame e foi decano do departamento de filosofia na Universidade Livre de Amsterdam de Setembro de 2008 até dezembro de 2012. Atualmente é professor na mesma universidade e diretor do Abraham Kuyper Center: para ciência e questões últimas. É especialista nas seguintes áreas: cientificismo; crença responsável; aleatoriedade e design; a filosofia de Thomas Reid e a relação entre filosofia, ciência e Cristianismo. Ele é atualmente o responsável pelo projeto "As Responsabilidades Epistêmicas da Universidade", apoiado pela Templeton World Charity Foundation. De 2013 a 2016, ele coordenou outro projeto, apoiado pela mesma fundação, com o título "Ciência para além do Cientificismo".

DENIS ALEXANDER - É o diretor emérito do Instituto Faraday para Ciência e Religião, St Edmund"s College, Cambridge. Foi anteriormente Presidente do Programa de Imunologia Molecular e Chefe do Laboratório de Sinalização Linfocitária e Desenvolvimento no Instituto Babraham, Cambridge. Antes disso, o Dr. Alexandre estava nos Laboratórios de Pesquisa de Câncer em Londres (agora Cancer Research UK), e passou 15 anos desenvolvendo departamentos universitários e laboratórios no exterior, posteriormente como Professor Associado de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade Americana de Beirute, no Líbano - onde ajudou a estabelecer a Unidade Nacional de Genética Humana. Foi professor de Bioquímica em Oxford, antes de obter um PhD em Neuroquímica no Instituto de Psiquiatria, em Londres. Ele escreve e palestra amplamente no campo da ciência e da religião. De 1992 a 2013, foi Editor da revista Science & Christian Belief e atualmente é membro do comitê executivo da Sociedade Internacional para a Ciência e a Religião.
É autor do lançamento Criação ou Evolução: Precisamos Escolher? (2017).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.