Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Revitalização de igrejas para os tempos pós-modernos é foco de novo curso da FLT

Com a proposta de imersão ou aprofundamento na fé, a
Faculdade Luterana de Teologia (FLT) disponibiliza o novo curso TRILHA8. Como uma nova ferramenta para a revitalização de igrejas para os tempos pós-modernos, o curso combina a evangelização de pessoas interessadas na fé e a formação continuada da liderança da igreja.

Iniciado no Brasil no ano de jubileu da Reforma, o TRILHA8 faz parte dos Cursos da Fé, que já emplacaram em países da Europa e têm como marca a exposição dos conteúdos fundamentais da fé cristã e a sua conexão com as experiências existenciais e os temas do mundo atual.

O TRILHA8

Adaptado ao contexto brasileiro, o novo curso TRILHA8 é concebido como uma “viagem à terra da fé”, na qual os participantes serão guiados a fazer descobertas transformadoras, através de conteúdos centrais da fé cristã, como a imagem que temos de Deus, como encontrar fé apesar das dificuldades, como o pecado nos afeta, como o Espírito de Deus nos guia, entre outros.

A Faculdade Luterana de Teologia oferece às igrejas um conjunto de materiais com cadernos, apresentações e palestras com o material do curso na íntegra, além de materiais para a organização e divulgação. Apenas a pasta dos participantes e os trabalhos de arte gráfica tem custo. Todo o restante do material é disponibilizado gratuitamente às igrejas.

Assim que o TRILHA8 termina, para sua continuidade imediata a FLT oferece a T8+, uma revista para pequenos grupos com a série “na trilha com Jesus”, que apresenta vários assuntos da vida de fé a partir de textos centrais dos evangelhos.

Para mais informações sobre o Trilha8, clique aqui.

Os cursos da fé

Os cursos surgiram em meados de 1980 na Inglaterra e na Alemanha, num contexto cada vez mais pós-moderno e pós-cristão. A Igreja Anglicana inglesa, que passava por uma profunda crise na época, convidou Billy Graham para uma grande evangelização. Um dos frutos deste trabalho foram os pequenos grupos de discipulado destinados às pessoas que desejavam dar seus primeiros passos na vida de fé. O formato dos cursos da fé nasceu aí.

Nos anos 90, a “década da evangelização”, muitos cursos surgiram e foram solidificados na igreja anglicana, como o Alpha e o Emmaus, que já atingiram milhões de pessoas no mundo todo. Nas últimas décadas houve uma mudança significativa no formato da evangelização, e os cursos da fé fazem parte disso. Evangelização e missão estão deixando de ser eventos pontuais na vida da igreja e passando a fazer parte de sua essência e de seu cotidiano, características centrais de uma igreja missional.

Professor de Teologia Prática da Faculdade Luterana de Teologia, Paulo Butzke define os cursos da Fé como projetos de curta duração oferecidos pela própria comunidade, geralmente combinando evangelização e formação. Segundo Paulo, nos cursos “são apresentados os conteúdos fundamentais da fé cristã a um grupo de pessoas adultas interessadas, utilizando-se de exposição e de diálogo em uma atmosfera de comunhão e espiritualidade”.

Para mais informações sobre os cursos da fé, clique aqui.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.