Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

R. C. Sproul: 1939 – 2017

Nascido em 1939, na Pensilvânia, EUA, Robert Charles Sproul pode ser considerado um dos teólogos reformados mais proeminentes dos últimos anos. Fundador e presidente da Ligonier Ministries, R. C. Sproul estava hospitalizado há doze dias em decorrência de complicações respiratórias e faleceu na última quinta-feira, 14/12, aos 78 anos.

A nota oficial publicada no site de Ligonier Ministries diz que o impacto do ministério de Sproul para a história da igreja só poderá ser mensurado futuramente. “Neste momento, sentimos imensa tristeza e profunda perda - a perda de um pastor, um professor, um líder, um irmão em Cristo, um amigo. R. C. agora vê o objeto de sua fé, o Cristo ressuscitado.”

Ordenado na Igreja Presbiteriana Unida antes de se transferir para a Igreja Presbiteriana na América (PCA), Sproul trouxe educação teológica às massas, criando uma ponte entre a escola bíblica dominical e o seminário, através de seu programa de rádio, a revista Tabletalk, palestras, livros e dezenas de artigos. Para a Christianity Today, o legado de Sproul vive em gerações de leigos e líderes reformados.

Leia abaixo a homenagem pessoal do reverendo Augustus Nicodemus a Sproul.


Em Memória de R.C. Sproul

Por Augustus Nicodemus

Quando a graça de Deus me alcançou em 1977 e me tornei um cristão, desconhecia as grandes doutrinas da graça. Recordo-me de quão apaixonadamente eu defendia os princípios arminianos e das vezes que confrontei pastores presbiterianos contra a doutrina da predestinação. Foi lendo as obras de Charles Spurgeon que me tornei reformado, pouco antes de entrar no seminário teológico para me preparar para o ministério. Durante os meus estudos de mestrado em Novo Testamento e posteriormente meu doutorado em interpretação bíblica conheci as obras de Dr. R. C. Sproul. Livros como “A Santidade de Deus”, “Escolhidos por Deus,” e “Conhecendo as Escrituras” me ajudaram a fortalecer minha fé nas doutrinas reformadas e a clarear meu pensamento em pontos difíceis e controversos. Dr. Sproul me impressionou pela clareza de pensamento, pelo poder de síntese, pela capacidade de ordenar logicamente temas complexos, pela simplicidade de sua linguagem e especialmente por seu compromisso para com a autoridade e infalibilidade das Escrituras. Passei a recomendar seus livros aos meus alunos e membros de minha igreja. Àquela altura, mais e mais de seus livros estavam sendo traduzidos para o português, e influenciando gerações de pastores brasileiros e suas igrejas.

Uma outra forma pela qual fui abençoado pelo ministério de Dr. Sproul foi através de seus podcasts no canal “Renewing Your Mind”. Durante dez anos servi como Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na cidade de São Paulo. Eu morava a quase trinta quilômetros de distância da universidade. Diariamente eu fazia aquela viagem na minha Harley-Davidson escutando os podcasts de Dr. Sproul pelos fones do meu capacete. Sem saber, Dr. Sproul era meu companheiro na motocicleta, diariamente, abençoando minha vida com suas mensagens, respostas e comentários. Não poucas vezes naquelas viagens eu estava orando e agradecendo a Deus pela vida dele e pelas verdades que R. C. ensinava.

- O ponto mais alto do meu relacionamento com R. C. Sproul foi quando fui convidado para falar na Conferência Nacional da Ligonier Ministries em 2017, como um dos preletores principais, sobre o tema Semper Reformanda, e para falar sobre a suficiência de Cristo em um dos workshops da Conferência. Tive o privilégio de encontrar Dr. Sproul e conversar com ele no local da Conferência. Ele estava bem debilitado, mas em sua cadeira de rodas elétrica se movimentava para todo lugar, falava com todos e me dedicou um bom tempo para conversarmos. Fiquei muito grato a Deus.

No domingo seguinte à Conferência tive o privilégio de pregar em Saint Andrew’s Chapel, e expor João 14 do mesmo púlpito onde R. C. Sproul ministrou a Palavra de Deus a milhares de pessoas durante muitos anos. Infelizmente ele havia piorado durante os últimos dias da Conferência e não pode estar presente na igreja para os cultos naquele domingo. Lamentei não ter podido me despedir dele e regressei ao Brasil no dia seguinte.

R. C. Sproul foi instrumento de Deus em minha vida como cristão, pastor e professor de teologia. Seus livros, podcasts, sermões em vídeos têm abençoado igualmente centenas e centenas de pastores e igrejas no Brasil. Queira nosso Deus levantar mais pastores e mestres como Dr. Sproul, para o bem de sua igreja.

• Pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, o Rev. Augustus Nicodemus é escritor, professor convidado do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper e vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Casado com Minka Schalkwijk, é pai de Hendrika, Samuel, David e Anna.

Foto: Ligonier Ministries
Com informações de Christianity Today.
Augustus Nicodemus é bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife, mestre em Novo Testamento pela Universidade Cristã de Potchefstroom, na África do Sul, e doutor em Hermenêutica e Estudos Bíblicos pelo Seminário Teológico de Westminster, na Filadélfia (EUA), com estudos adicionais na Universidade Reformada de Kampen, na Holanda. Foi chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie por dez anos, é professor do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper e pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia.
  • Textos publicados: 10 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.