Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Quando o cristianismo se torna uma farsa

Ninguém é perfeito, é verdade. Mas de Deus não se zomba

Q
uem conhece ou leu Ronald Sider, em especial o seu Cristãos Ricos em Tempo de Fome, sabe o que vem por aí. Lançamento de dezembro da Editora Ultimato, O Escândalo do Comportamento Evangélico — por que os cristãos estão vivendo exatamente como o resto do mundo?1 não deixa por menos: “Se os cristãos não vivem aquilo que pregam, o cristianismo se torna uma farsa”. 

Claro, problemas existem. E a leitura bíblica elimina qualquer visão romântica até mesmo da sempre lembrada Igreja Primitiva. Ali também havia brigas, inveja, ações judiciais raivosas entre cristãos, entre outros escândalos dentro da igreja. “No entanto, a resposta de Paulo não é o rebaixamento dos padrões a fim de acomodarmos os nossos fracassos, mas a exigência de arrependimento e de um viver santo. [...] A igreja não deve ser apenas diferente, ela deve estar muito além do resto da sociedade. [...] Sobre o caráter multiétnico da igreja, as congregações deveriam estar à frente na luta contra o racismo, e não defasadas em relação ao resto da sociedade. [...] Sobre partilhar os bens e os recursos com os irmãos, a igreja deveria se posicionar corajosamente contra o materialismo. [...] Um membro da igreja está tendo uma conduta sexual flagrantemente inapropriada (1 Co 5)? Coloquem-no para fora da igreja! E Paulo lista vários pecados que exigem disciplina da igreja, ordenando aos cristãos de Corinto que não se associem com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador” (1 Co 5.11, RA).

Nas palavras do pastor Ricardo Gondim, “enquanto alguns repetem discursos ufanistas, multiplicam-se os escândalos éticos. Em tempos assim, a profecia precisa ser interna. Deus levantou Ronald Sider como uma "voz clamando no deserto" pelo arrependimento dos próprios evangélicos.

Nota 
Publicado nos Estados Unidos como The Scandal of the Evangelical Conscience (Baker Books), recebeu o Christianity Today Book Award 2006, prêmio entregue pela revista norte-americana Christianity Today.
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 173 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.