Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Para uma disciplina diária de leitura bíblica, é preciso não ter medo da monotonia

Ultimato – Como o tempo do seu momento de devocional e leitura bíblica é distribuído no dia a dia?

Jéssica Grant – Eu preciso ter meu momento de devocional e leitura bíblica pela manhã, logo depois de acordar. É como se eu sintonizasse meu dia com Deus. A memória ao longo do dia do que pude refletir de manhã me leva de volta para Deus em momentos de dificuldades. Também acordo desperta e sou mais ativa de manhã, o que favorece. Acho que cada um tem sua forma melhor de conectar com Deus através da Bíblia, a minha é cedo de manhã.

Como desenvolver disciplina diária para a leitura da Bíblia sem cair na monotonia de uma leitura estéril?

O ponto é não ter medo da monotonia. Muita gente começa lendo todo dia, mas no momento em que chega num texto difícil, ou numa leitura que parece não expressar nada, desanima e desiste. Não temos de ter medo dos dias em que a leitura bíblica parece não nos dizer nada, estes dias existem e, mais importante do que ter um grande aprendizado todo dia, é conseguir manter a perseverança para que aprendizados essenciais venham nos dias certos. Mas, de toda forma, todo dia busco fazer alguma ponte do que li com a vida cotidiana atual. Bíblia numa mão, jornal (ou newsletter de notícias) na outra. Nem sempre é fácil, e às vezes parece forçar a barra do texto, mas muitas vezes encontro detalhes preciosos. Outras vezes, simplesmente termino orando: "Deus, me ajuda a entender melhor estes trechos difíceis de digerir". Também não tenho medo de "estacionar" a leitura num livro para tirar dúvidas, quando era mais nova que fiquei mais de um ano em Romanos, acompanhando com o comentário do Stott, da ABU Editora. Foi importante.

Com quem aprendeu o estilo de leitura e reflexão da Bíblia que você segue?

Acho que com ninguém... Eu fui mudando ao longo do tempo e adaptando a cada mudança da minha rotina. Fórmulas prontas nunca funcionaram pra mim. Talvez onde eu mais aprendi foi na ABUB, com o silêncio reflexivo. É um momento que temos em todos os eventos de formação, depois da exposição bíblica todo mundo vai pro seu canto, fica em silêncio e medita na palavra. Eu sempre ia pro meio do mato, era bom demais. Foi lá que aprendi a primeiro silenciar minha mente e acalmar o coração, exercício essencial pra perceber, ironicamente, o que não quero silenciar e está me incomodando, e entregar a Cristo em oração. Depois relia todas minhas anotações das palestras, oficinas, exposições bíblicas e estudos bíblicos e ia conversando com Deus, como um bate papo mesmo, sobre tudo aquilo. O silêncio absoluto que reinava no local me ajudava a conectar com Deus sem distrações, dali que eu percebi que eu tinha de fazer disso parte da minha rotina, pois não era uma "disciplina chata", mas sim um exercício essencial e frutífero.

Poderia compartilhar alguma anotação que tenha feito em uma devocional, que tenha sido significativa pra você?

Há alguns anos anotei isso sobre Filipenses 2, não sei se vai dar pra entender: "Alegria no Senhor é aqui diretamente relacionada com a felicidade do outro, do próximo, e a união. Lembra que os três movimentos de amar a Deus, ao próximo e a si mesmo estão bem perto um do outro? Geralmente não nos alegramos com o outro, mas nos comparamos com o outro. 'Ela passou no mestrado, eu ainda estou na graduação.' Por isso, ao aceitar o desafio de amar ao outro, de nos alegrarmos com ele, precisamos também nos aceitar e nos amar, parar de querermos ser melhores que os outros. A identidade se constrói a partir da alteridade e do amor ao próximo".

Quais dicas você daria para um cristão novo na fé conseguir desenvolver o hábito de leitura bíblica devocional diária?

Observe bem a sua rotina e quando você conseguirá encaixar e fazer com calma e com atenção. Não tenha medo de não seguir uma fórmula que te deram. Se tiver dificuldade em entender os textos, busque um desses livros de devocionais que ajudam, mas também se eles te distraem, ou fazem com que sua leitura seja superficial, não tenha medo de seguir lendo sem isso. Deus não entregou uma fórmula certa pra gente sobre isso, apenas nos convidou a lhe buscarmos. Mas insista, persista, que vale a pena. Aproximar-se de Deus, conhecê-lo cada vez mais, é uma caminhada longa, porém muito preciosa. Insistir na leitura bíblica cotidiana também lhe ajudará a discernir o que os outros ao teu redor falarão sobre a nossa fé, firmará teus pés na rocha, independente da tempestade que vier. Mas, sem isso, infelizmente você poderá se tornar como folha solta, que vai para onde o vento levar.

• Jessica Grant é jornalista e assessora de Comunicação e Arte da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB).

Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.