Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

O Google e o canibalismo

Imagino que o eventual leitor não está interessado em saber o que significa “pneumatologia”. Talvez tenha alguma dúvida sobre “teologia da prosperidade” ou, quem sabe, sobre algo mais prosaico como “batismo”. Não importa. Para perguntas sobre as três palavras entre aspas, o Google tem mais de 1 milhão de respostas. É o que levaria o autor de Eclesiastes a afirmar que “não há limites para fazer livros” (Ec 12.12). Livros digitais, diga-se de passagem.

Não tenho pretensões a “guardião da sã doutrina” e me refiro apenas à canibalização da mensagem bíblica. A emergência das novas mídias, em especial na internet, com os penduricalhos de praxe, parece mudar a relação do cristão-consumidor com as Escrituras. Das muitas versões da Bíblia aos vídeos bizarros, são inúmeros os atores na comunicação do conteúdo cristão. Doutores da lei disputam espaço com neófitos. Ambos podem criar, transformar, dar voz local ou espalhar até os confins da terra cada conteúdo — original ou não.

Desnecessário mencionar o ambiente plural, o supermercado de opções e os modernos vendilhões do templo. Embora nem sempre claramente identificáveis, todos a uma se acotovelam por cada “bit” das boas novas servidas nas gôndolas virtuais. Pastores e ovelhas se expõem como nunca antes e todos os dias “descobrimos” e “recomendamos” mensagens e artigos que não lemos e vídeos que não vimos, mas que fazem da vida cristã algo como “Religião para Colorir”. Tudo com a bênção e graças ao supremo canibal. Para ler na íntegra acesse a seção Prateleira da edição 313 de Ultimato.
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 173 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.