Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

O Brasil é o maior país pentecostal

Em matéria publicada nesta segunda-feira, 29 de janeiro, a Folha de S. Paulo (para assinantes) apresenta os dados do World Christian Database, do Seminário de Teologia Gordon-Conwell, que crava em 24 milhões o número de pentecostais no Brasil. É verdade que o Brasil continua sendo o maior país católico do mundo e, é bom acrescentar, a segunda maior comunidade evangélica do mundo. Mas, de acordo com os mesmos números citados pela reportagem, “os pentecostais brasileiros superam por larga margem os 5,8 milhões de pentecostais dos EUA”.

Para quem leu A maré evangélica, matéria de capa da edição 302 da revista Ultimato, os números não surpreendem. Paul Freston, também ouvido pelo Folha de S. Paulo ontem, afirmou na ocasião: “Na Ásia, na África e na América Latina, os movimentos evangélicos estão experimentando uma expansão sem precedentes”. O autor de Religião e Política, Sim; Igreja e Estado, Não vai mais longe: “Nada garante que os evangélicos, tão divididos em termos econômicos, políticos e organizacionais, sejam capazes de exercer um papel realmente eficaz na construção de um mundo globalizado mais justo que o de hoje”. Leia a análise completa do autor.

A Folha de S. Paulo também aponta os números em relação ao comportamento dos evangélicos. A tolerância ao aborto, ao divórcio, a freqüência aos cultos, a prática da leitura da Bíblia, além de “outras fontes de valores”. Aqui, mais uma vez, os números não são novos. Aliás, para Ronald Sider, em O Escândalo do Comportamento Evangélico, “as estatísticas são devastadoras”. A pergunta do autor é por que os cristãos estão vivendo exatamente como o resto do mundo? “Quer o assunto seja divórcio, racismo, sexo ou dinheiro, um escandaloso número de cristãos não vivem o que pregam”. 


Leia o livro
O Escândalo do Comportamento Evangélico — por que os cristãos estão vivendo exatamente como o resto do mundo?, ganhador do Christianity Today Book Award 2006, entregue pela revista norte-americana Christianity Today.
Religião e Política, Sim; Igreja e Estado, Não — os evangélicos e a participação política

Leia o que Ultimato publicou sobre o assunto
Edição 302 da revista Ultimato, A maré evangélica
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 173 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.