Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Novas traduções da Bíblia impactam 15 milhões de pessoas

Os esforços empreendidos pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) de tornar a Bíblia acessível a um número cada vez maior de pessoas podem ser medidos pelos resultados do Relatório Mundial de Tradução de Escrituras de 2013, que acaba de ser concluído. A entidade, em parceria com outras organizações, contribuiu para a finalização da tradução do texto bíblico em 18 línguas, com potencial para impactar mais de 15 milhões de pessoas. Para dez línguas, foi a primeira tradução: sete passaram a contar com a Bíblia completa, outra com um Novo Testamento e as demais com partes do texto bíblico. As outras oito línguas receberam novas traduções ou revisões para ajudar a comunicar a Palavra de Deus de um modo que seja mais facilmente compreendida.

Esses dados, que confirmam as Escrituras Sagradas como o livro mais lido, traduzido e distribuído de todos os tempos, também justificam as celebrações que acontecerão no segundo domingo de dezembro – que este ano será no dia 14 –, quando se comemora o Dia da Bíblia. Igrejas de todo o Brasil são convidadas a promover manifestações que exaltem a Palavra de Deus, tendo como tema A Bíblia e a Família: Crianças e Idosos. Material de apoio e sugestões de como comemorar a data estão disponíveis no hot site www.diadabiblia.org.br.

O Relatório Mundial de Tradução de Escrituras, publicado pelas SBU, contempla o trabalho realizado pelas Sociedades Bíblicas de todos os países, bem como outras organizações dedicadas à tradução bíblica, em parceria com instituições missionárias e tradutores para produzir, a cada ano, Escrituras em idiomas de todos os continentes. Dessa forma, cumprem a missão de ampliar cada vez mais o acesso ao texto bíblico.

Entre as 18 línguas contempladas com novas traduções em 2013, estão a Toba, falada na Argentina por 25.000 pessoas, a Krio, com aproximadamente 495.000 falantes, em Serra Leoa, e a Mandinga, com 1.346.000, na Gâmbia. Todas elas receberam a Bíblia completa. Outros destaques ficam por conta da língua Mongol, falada por 6.500.000 chineses, que recebeu um Novo Testamento, e a Altai, falada na Rússia, por 75.000 pessoas, com o livro de Gênesis.

O relatório é feito a partir de informações coletadas pelo Museu da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Até 31 de dezembro de 2013, foram registradas publicações do texto bíblico em 2.551 línguas diferentes: 1.257 Novos Testamentos, 803 contendo partes da Bíblia e 491 Bíblias completas.

De acordo com o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB e responsável pela elaboração do documento, Erní Seibert, o número de Bíblias completas está crescendo e a tecnologia digital está ajudando a acelerar tanto a velocidade da tradução como o acesso às Escrituras. “Há, agora, mais de 500 línguas com a Bíblia completa e perto de 1.300 com o Novo Testamento. Mas as Escrituras ainda não estão traduzidas para mais de 4 mil línguas, o que significa que há muito trabalho a ser feito”, ele destaca.

O Relatório de Traduções de Escrituras detalha o acervo da Biblioteca da Bíblia, mantida em São Paulo pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Traduções que foram completadas, mas não enviadas para a biblioteca não aparecem nas informações do documento. A biblioteca contém traduções enviadas por Sociedades Bíblicas e outra agências bíblicas.

“Estamos felizes que a Biblioteca da Bíblia tenha recebido em 2013 novas traduções das Escrituras para dez línguas. Oramos para que estas publicações da Palavra de Deus tenham um impacto duradouro na vida das pessoas. Nossa missão é preservar um acervo o mais completo possível deste livro de grande importância para a humanidade porque ele tem o poder de transformar a vida das pessoas que com ele tomam contato”, afirma Seibert.

Formatos eletrônicos – Grandes passos também foram dados nos últimos anos na disponibilização de Escrituras em formatos eletrônicos. Em 2011, as SBU lançaram o projeto da Biblioteca Digital da Bíblia (BDB) em parceria com outras agências bíblicas e com o apoio da aliança Cada Tribo Cada Nação. Em maio de 2014, a BDB já incluía 800 Bíblias, Novos Testamentos e partes do texto bíblico em 636 línguas.

Outra iniciativa de destaque é a Busca Bíblica, uma ferramenta criada pela Sociedade Bíblica Americana para aproveitar o crescimento global do acesso à Internet que oferece às pessoas o acesso às Escrituras on-line. A Busca Bíblica disponibiliza atualmente 582 versões, em 466 línguas.

Síntese do Relatório Mundial de Tradução de Escrituras 2013

Região
Partes da Bíblia
Novos TestamentosBíbliasTotal
África212340196748
Ásia206267146619
Oceania13527340448
Europa1104163214
América do Norte4031879
Caribe, América Central e América do Sul9830537440
Línguas construídas2013
Total8031.257491
2.551

















Em 2013, as Sociedades Bíblicas Unidas auxiliaram na conclusão de Escrituras com potencial de alcançar 15 milhões de pessoas.

Idioma
PaísTipoEscopoNº de falantes
TobaArgentinaPrimeiroBíblia25 mil
KrioSerra LeoaPrimeiroBíblia495 mil
MandingaGâmbiaPrimeiroBíblia1 milhão 346 mil
UdmurteRússiaPrimeiroBíblia750 mil
KokborokÍndiaPrimeiroBíblia762 mil
ShillukSudão do SulPrimeiroBíblia + DC600 mil
Murut TimugonMalásiaPrimeiroBíblia + DC8 mil
AimolÍndiaPrimeiroNT5 mil
AltaiRússiaPrimeiro*Porção - Gênesis75 mil
TojolabalMéxicoPrimeiro*Porção - Rute e Ester45 mil
Bíblia Nova Versão em Fijiano (Itaukei) FijiNovoBíblia450 mil
SangoRepública Centro-AfricanaNovoBíblia404 mil
Árabe chadianoChadeNovoNT1.139.100
Khualsim (Chin:Falam)MianmarNovoNT107 mil
MongolChinaNovoNT (edição de teste)6 milhões e 500 mil
EslovenoEslovêniaNovoPorções - Atos, Pedro 1, João 2 e 3 - ed. piloto 1 milhão e 900 mil
Quéchua de AyacuchoPeruRevisãoBíblia900 mil
Zeme Naga (Norte)ÍndiaRevisãoBíblia61.492
Total   15.572.592

* Primeiras traduções destes livros– outros livros da Bíblia foram traduzidos para essas línguas.


-- Com informações da Assessoria de Comunicação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.