Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Não tenha medo das previsões

Elas significam exatamente isso: suposição, hipótese, acontecimento incerto. Para combater previsões, cujo único “produto” palpável é a ansiedade, conhecemos uma “receita” antiga (Mt 6.25-34).

Por exemplo, as do FMI. É, ele ainda existe. Aliás, ontem o velho jornalista da “Folha” Jânio de Freitas foi ao ponto: “As previsões catastróficas do FMI para este ano são importantes como notícia, mas não como previsões. Servem para aumentar a agitação, sem qualquer outro efeito. O FMI nunca acertou uma”.

Agora, as “agências de risco”. Mesmo depois da bancarrota e da quase estatização de algumas dezenas de instituições financeiras (capitalistas?), elas não fecharam. E o pior, seu mau agouro continua sendo a cartilha de muitos analistas e comentaristas de TV, alguns vestindo preto, que “avisam” os moribundos telespectadores do seu futuro sombrio. “Como essas agências, que se provaram sistematicamente incorretas em suas passadas previsões, podem ser consideradas confiáveis em novas análises?”, pergunta o professor Paul De Grauwe, economista do Centro de Estudos Políticos Europeus, em artigo publicado no "Financial Times" e traduzido pela “Folha”.

Esta é mais fácil. Qual foi a última vez que a previsão do tempo acertou sobre a inundação da sua cidade, ou que a chuva de um dia foi mais do que o “previsto” para todo o mês? Pois é, encare assim qualquer previsão. Melhor, faça como Neemias ao enfrentar as reações previsíveis dos seus inimigos: “Nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles” (Ne 4.9). De resto, não se preocupe com amanhã; basta a preocupação de hoje (Mt 6.33-34).


Já participou do Fórum? Não perca essa oportunidade! Clique aqui.
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 173 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.